Prefeitura realiza Semana Municipal dos Animais

03/10/2017 13:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte do evento

Programação inclui várias atividades a partir desta quarta

Nos primeiros dias de outubro, a Prefeitura de Macaé irá promover a Semana Municipal dos Animais. Nesse período são comemorados o Dia do Mundial dos Animais, o Dia Nacional do Agente de Combate a Endemias (quarta-feira, 4) e o Dia Estadual de Vacinação para a Raiva Animal (sábado, 7). Para festejar as datas a Coordenação Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculados à Secretaria de Saúde, prepararam uma programação específica, que inclui encontros, Campanha de Vacinação e Feiras de Adoção de Cães e Gatos.

O último levantamento de dados acerca do número de animais (cães e gatos), feitos na Pré-Campanha Itinerante de Vacinação Antirrábica, realizada pelo CCZ, aponta para 19.699 animais, sendo 16.129 cães e 3.570 gatos. “O que se percebe é que as pessoas que criam animais de estimação na zona urbana e rural estão tendo a preocupação de imunizá-los contra a raiva. Esse é um cuidado básico mínimo que as pessoas devem ter no trato dos animais, pois sua saúde traz benefícios ao ser humano”, avaliou o coordenador de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Rafael Amorim.

Para o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, a prevenção é muito importante e por isso, no próximo sábado (7), acontece a Campanha de Imunização Antirrábica Animal, que é anual e conscientiza a população contra a raiva - doença viral transmitida pela mordida de animais, que em contato com humanos, pode matar. Oferecida gratuitamente, a vacina é destinada aos cães e gatos a partir dos quatro meses de vida. Serão 13 pontos de vacinação.

Agentes de endemias

Macaé possui 150 agentes de endemias que, assim como o agente comunitário de saúde, possui atribuição com atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. As atividades são desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sob a supervisão do gestor municipal. A diferença é que o agente de endemias atua na área específica de controle de vetores e prevenção de Zoonoses, fazendo levantamentos e indicando locais com problemas para conter doenças que estejam surgindo em determinada região.

Conheça a programação da Primeira Semana Municipal dos Animais

Dia 4 (quarta-feira) – Comemoração do Dia Nacional dos Agentes de Endemias.

8h – Café da manhã dos 150 Agentes de Endemias.

Local - Postos de apoio do Lagomar, Aeroporto, Nova Holanda, Centro, Visconde, Maringá, Glicério e Cajueiros.

14h às 18h – Campanha de Adoção de animais especiais

Local – Praça Veríssimo de Melo

17h – Mesa Redonda: Proteção Animal

Local – Praça Veríssimo de Melo

Dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira)

10h às 16h – Cadastro para castração de cães e gatos - Bairros da Área 01 (Lagomar, Engenho da Praia, Barreto, Águas Maravilhosas, Bosque Azul, Ingazeira e Cabiúnas)

Local – Unidade de Castração de Cães e Gatos - Avenida W5 Lagomar.

Dia 7 (sábado)

9h às 16h – Dia Estadual de Vacinação para a Raiva Animal

Centro – Em frente ao Posto de Saúde Jorge Caldas

Praia Campista – Parque da Cidade

Lagomar – Avenida W 5, esquina com W 12, W 20 e com W 28

Aeroporto – E.E. Cláudio Moacir de Azevedo e E.M. Zelita Rocha

Visconde – Praça da Igreja de Santo Antônio

Miramar – E.E. 1º de Maio

Cajueiros – Quadra da Princesinha

Morro de Sant’Anna – Escola Municipal Amil Tanos

Aroeira – Escola Municipal Aroeira

Botafogo – Praça principal

Barra de Macaé – Praça Beira Rio

Imbetiba – Orla da Praia

Córrego do Ouro – Praça principal

Dias 7 e 8 (sábado e domingo)

9h às 17h – Feira de Adoção

Lançamento da Identidade Animal e Mesa Redonda: Saúde Animal.

Local – Parque da Cidade