Prefeitura realizará licitação para topografia na Ilha Leocádia

20/02/2019 15:46:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Divulgação

Poder público e representantes da Ilha Leocádia conversam sobre o processo de urbanização

O processo de licitação para serviços de topografia na Ilha Leocádia acontecerá no dia 11 de março, às 10h, na Prefeitura de Macaé. O objetivo é realizar levantamentos técnicos para elaboração do projeto básico destinado à urbanização e regularização fundiária da área.

De acordo com a secretária adjunta de Habitação, Tânia Jardim, a medida atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Federal, que determina a urbanização de toda Ilha Leocádia (bairro Malvinas), atualmente, com cerca de 1.200 famílias.

Segundo Tânia, os serviços de topografia têm expectativa de duração de quatro meses e, em seguida, iniciará o processo de licitação das obras de urbanização. Esta fase contará com trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos.

Nesta semana, foi realizada uma reunião entre representantes do poder público municipal e da Ilha Leocádia nem que o processo de urbanização foi discutido.

"A Ilha Leocádia é uma área de preservação ambiental que foi invadida. Até 2016, o poder público era impedido de realizar intervenções no bairro por determinação da Justiça. Foi publicado um novo Termo de Ajustamento de Conduta e, com isso, é proposta a urbanização. Após os serviços de topografia, algumas famílias que estão na faixa marginal de proteção podem ser deslocadas para atender ao projeto urbanístico", explica a secretária.


Fotos Relacionadas