Prefeitura reforça funcionamento do Cemaia

19/10/2017 15:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Medida visa ajuste no atendimento da unidade

O prefeito Dr Aluizio se reuniu, na manhã desta quinta-feira (19), com o secretariado na sede do Centro Municipal de Apoio à Criança e à Adolescência (Cemaia), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. Na ocasião foi definido que o espaço contará com a atuação de servidores de cada secretaria, em virtude do término do contrato dos orientadores sociais. A medida visa o ajuste do quadro de funcionários que, atualmente, atendem 16 crianças e adolescentes que estão assistidas no local. O Cemaia está localizado na Virgem Santa e entre os abrigados estão as mais diversas situações de vulnerabilidade social.

"Este é um momento decisivo. Precisamos atender a demanda do Cemaia e acabar com o problema de falta de efetivo. As crianças e adolescentes devem ser atendidos da melhor forma, com muito amor e respeito", ressaltou Dr Aluizio.

Além disso, a Secretaria de Educação vai disponibilizar uma pedagoga e oito merendeiras (com escala de serviço de 12/36 horas) que atuam nas escolas municipais, que funcionam nos setores administrativos Amarelo, Verde e Vermelho para atuar no Cemaia. As profissionais vão trabalhar no sistema de rodízio, preparando refeições para os 16 atendidos na faixa de zero a 17 anos.

Para melhor atuação no local, o prefeito de Macaé e o secretário de Educação, Guto Garcia, conversaram com o grupo de merendeiras, funcionárias efetivas da Secretaria de Educação. Elas receberam orientações quanto ao funcionamento do local e regime de trabalho. "O atendimento específico ao Cemaia, com pedagogo e merendeiras, é uma necessidade pontual. A Educação está atendendo uma demanda real. Os atendidos contarão com alimentação de qualidade preparadas pelas merendeiras da rede. Já a pedagoga será responsável pela elaboração de atividades pedagógicas especiais. O compromisso com a educação é a prioridade", comenta Guto.

Cemaia

Atualmente o espaço funciona com o Cemaia I, que acolhe crianças de 0 a 11 anos e adolescentes com filhos, e Cemaia II, para adolescentes de 12 a 17 anos. Com capacidade para 40 atendidos, as duas unidades do Cemaia I e II atendem crianças e adolescentes em situação de risco social.

Responsável pelo acolhimento e apoio aos assistidos, o local conta com brinquedoteca, sala de enfermagem e quartos específicos para meninos e meninas. Quando não estão estudando, os atendidos participam de atividades específicas no abrigo. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como psicólogo, advogado, assistente social, coordenador, enfermeiro, técnico de enfermagem, pediatra, motorista e equipe administrativa.

No local, os acolhidos possuem uma vida normal, como qualquer outra criança ou jovem. Eles vão para a escola e participam de projetos sociais utilizando os serviços oferecidos pelo município. O serviço de acolhimento tem o objetivo de garantir os direitos fundamentais, reintegração familiar ou colocação em família substituta.


Fotos Relacionadas