Prefeitura reinicia obras da Linha Azul

14/04/2005 22:24:51 - Jornalista: Maria Eny Rios

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras, retomou nesta quinta-feira, dia 14, as obras da Linha Azul. As máquinas voltaram a trabalhar para terminar o trecho de 7,5 quilômetros de asfalto. De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a Linha Azul vai estar concluída até a primeira quinzena de junho. Na próxima semana, a Linha Azul será fechada para que as equipes agilizem os trabalhos nas duas pistas.

A obra estava parada para que fosse feito um estudo de recalque - condições do solo para receber o asfaltamento. "Fizemos isso para não se repetir o que aconteceu na Linha Verde, feita pelo governo do Estado. Lá, em pouco tempo de uso, o asfalto cedeu e apereceram buracos", explicou Tadeu Campos. De acordo com ele, o asfaltamento do trecho foi liberado através de laudo feito pelo Laboratório de Pesquisas da Petrobras. "Tivemos que esperar o solo ficar condicionado para receber a obra. Passamos rolos compressores, esperamos passar a época das chuvas e liberamos o tráfego para carros pesados. Tudo para que o terreno ficasse em condições ideais", disse o secretário.



A Linha Azul fará a ligação dos bairros Botafogo e Ajuda, passando ainda pela Nova Holanda, Virgem Santa e Parque Aeroporto, o que facilitará o acesso dos veículos de um lado a outro da cidade evitando os congestionamentos. Ao todo, são 7,5 km com pista dupla com acostamento, com seis pontes, sinalização, iluminação, e instalação de sistema de drenagem de águas pluviais.



O novo acesso irá desafogar o trânsito que costuma ser conturbado na Ponte Ivan Mundim, que possui um movimento de aproximadamente 20 mil veículos por dia. A expectativa da prefeitura é de que com o fim da obra, o trânsito no local ficará mais fluente e o tráfego de 20 mil veículos cairá para cerca de cinco mil. A via fará também a ligação da RJ-168 ao Aeroporto evitando que este acesso se faça através do centro da cidade. O acesso será em frente ao trevo da Linha Verde.