Prefeitura trabalha para ampliar abastecimento de água do Sana

30/04/2015 14:48:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Novas ações são promovidas para ampliar e garantir qualidade no abastecimento de água no Sana

A Prefeitura de Macaé continua ações no distrito serrano do Sana, visando ampliar o abastecimento de água e garantir a melhoria da qualidade da água que é distribuída à população. As ações acontecem desde fevereiro deste ano, com instalação de adutora no Córrego do Peito de Pombo, monitoramento 24 horas e instalação de filtros no reservatório do manancial do Palmital.

A população do Sana recebe água de dois mananciais, o Córrego do Palmital e o Córrego da Glória, e vivenciou carência no abastecimento de água no final de 2014 e início deste ano, como vem acontecendo em várias partes do país e do mundo, por falta de chuva e consumo excessivo, o que trouxe redução gradativa na disponibilidade hídrica dos mananciais atuais.

Para solucionar este problema e evitar transtornos para a população e visitantes, a Prefeitura de Macaé, por meio da Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) iniciou em fevereiro, antes do Carnaval, quando a localidade recebe muitos visitantes, a primeira ação para ampliar o abastecimento de água na localidade, que é área de proteção ambiental.

Essa ação foi a de instalação de uma nova adutora de água bruta no Córrego Peito de Pombo, normalizando o abastecimento em fevereiro, aumentando a vazão de dois litros por segundo para quase oito litros por segundo. A ampliação permite abastecer 3,5 mil pessoas, aproximadamente a população local mais demanda dos finais de semana e feriados, com consumo racional, sem desperdícios.

Depois desta adutora, a prefeitura continuou as ações no Sana, para garantir à população água de qualidade e em quantidade suficiente, através da Esane. O distrito conta com dois reservatórios de água, um no Palmital, que armazena 40 mil litros de água e outro, na Glória, com capacidade de 30 mil litros. Esses reservatórios estão ligados às redes de distribuição nas ruas para levar água aos imóveis.



Filtros são instalados no reservatório do Palmital

Para garantir a quantidade de água, já que a estiagem de 2014 e o aumento de consumo fez cair em quase 60% a vazão, e atender à legislação que define os parâmetros para distribuição de água, a Esane instalou dois filtros junto ao reservatório do Palmital com capacidade de filtrar quatro litros por segundo cada um. Esses filtros são compostos de cinco camadas de areia de quartzo e sistema de retrolavagem, realizada uma vez por dia, quando não chove, mas que realiza mais lavagens quando chove. Esses dois filtros têm sistemas independentes, funcionam 24 horas por dia. A água chega já filtrada ao reservatório, recebe cloro e é distribuída à população. O reservatório é monitorado pelo operador José Alfredo Resende de Jesus, que mora no Sana e pode acompanhar a operação 24 horas.

Segundo o diretor de Saneamento da Esane, Pablo Caetano, o reservatório do Palmital hoje supre a demanda da localidade, mas o da Gloria também é monitorado e receberá os filtros, para atender a demanda da população do distrito e em ocasiões de aumento do número de visitantes.

Em relação ao consumo, a Esane lembra que uma torneira aberta em uma residência, em 24 horas desperdiça cerca de 21.600 litros, suficientes para abastecer 108 pessoas. De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), cada pessoa deve consumir em média 200 litros de água por dia. Por isso, deve ser observado que uma casa com cinco pessoas necessita de ter, no mínimo, uma caixa de água com 2 mil litros para atender a demanda de até 48 horas, em caso de problema no sistema de abastecimento. “No Sana, existem pousadas e campings que recebem muitas pessoas nos finais de semana e feriados e não têm reservatórios preparados para atender esta demanda, o que causa problemas”, alerta Pablo.



A adutora do Córrego Peito de Pombo

Para definir as ações mais adequadas para ampliar a oferta de água sem causar agressões ao meio ambiente e atender às solicitações dos moradores, a Esane participou de reuniões do Sanapa, Conselho Gestor da Apa do Sana, discutindo com os representantes da comunidade as ações. A partir disso, a empresa de saneamento, através da equipe técnica, apresentou a proposta de implantar uma adutora de água bruta no Córrego Peito de Pombo.

A proposta foi aprovada e a ação para executar o serviço começou no dia dois de fevereiro, sendo concluída em aproximadamente dez dias, demandando um esforço da equipe, pela distância do córrego, de mais de 1.700 metros e pelo terreno acidentado.

Foram instalados 1.450 metros de tubo de polietileno de alta densidade (PEAD), fornecidos em bobinas de cem metros, com as características ser atóxico, ter elevada resistência ao impacto e abrasão, flexibilidade, ser imune às corrosões química e galvânica e propiciar maior velocidade de obra.

A captação de água está sendo feita em trecho do Córrego do Peito de Pombo, acima dos locais frequentados pelos turistas e uma propriedade particular, utilizando grade com tela, para evitar entrada de folhas, galhos e outros materiais na tubulação e drenos de limpeza. A vazão total captada é de aproximadamente oito litros por segundo, atendendo aproximadamente 3,2 mil pessoas e a demanda do distrito por aumento de visitantes.

A instalação da adutora normalizou o abastecimento de água no distrito, já que a vazão captada é suficiente para atender os imóveis na sede do sexto distrito, com o uso desse novo manancial. A Empresa de Saneamento destaca que total atenção deve ser dada ao uso racional da água.

O presidente da Esane, Marcos Muffareg, coloca a importância da população conhecer os ciclos hidrológicos da água, que é finita, está cada vez mais rara e cara. “A população deve colaborar, evitando o desperdício”, diz Marcos Muffareg.