Prefeitura vai construir 500 apartamentos para famílias que moram em áreas de risco

18/04/2005 17:24:50 - Jornalista: Eny Maria Rios

A prefeitura vai começar ainda neste semestre a construção de 500 apartamentos para pessoas que vivem em áreas de risco. As unidades, divididas em condomínios com no máximo 130 residências, serão construídas no bairro da Ajuda. A Empresa Municipal de Habitação e Saneamento (Emhusa), junto com a Fundação de Ação Social, e as secretarias de Promoção Social e Meio Ambiente ainda estão estudando como será feito o cadastramento das famílias beneficiadas.

A prioridade são para as famílias que vivem em áreas de risco, como Nova Esperança, Malvinas e Colônia Leocádia, atingidas pelas últimas enchentes.
De acordo com o presidente da Emhusa, José Cabral, cada unidade terá um custo aproximado de R$ 35 mil. “As obras serão feitas com recursos do município. Os apartamentos não serão doados. Estamos estudando qual será a participação do cidadão para dividir os custos com o município, nem que sejam valores simbólicos”, explicou o presidente.

Cada unidade terá 45 metros quadrados, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Os apartamentos serão em condomínios fechados, com salão de festas e playground. A área destinada aos condomínios terá infra estrutura completa feita pela prefeitura, com escola, creche, posto policial, posto de saúde e centro administrativo, além de área para comércio. A área está localizada próximo à Linha Verde e à Linha Azul, a seis quilômetros do Hospital Público Municipal e a cinco quilômetros do Aeroporto.