Presidentes de Associações se unem para comemorar o Dia do Aposentado

26/01/2005 17:20:20 - Jornalista:

No próximo sábado, dia 29, a partir das 10h, será realizado na sede social do Fluminense Futebol Clube, o VIII Encontro dos Aposentados, Pensionistas, Idosos e Trabalhadores da Região Norte Fluminense – RJ, em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado.

Durante o evento - organizado pela Associação dos Aposentados, Pensionista (ASAPEM), Associação dos Ex-Ferroviários e Conselho Municipal do Idoso de Macaé (CONIM), em conjunto com a Prefeitura Municipal, serão outorgados diplomas de Honra ao Mérito às pessoas indicadas pelas Associações, que se destacaram durante o ano, trabalhando em prol da 3ª idade e que serão homenageadas representando todos os demais.

De acordo com o presidente da Associação dos Ex-Ferroviários, Lauro Martins, o objetivo maior do Encontro é o congraçamento dos idosos e aposentados. Os temas abordados serão dirigidos para o desenvolvimento de uma política para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados e idosos do município e da região como: Saúde Bucal, Estatuto do Idoso e Geriatria – Os cuidados na 3ª idade. “Na parte que nos cabe, costumamos convidar lideranças mais ligadas aos ferroviários”, disse ele.

Segundo o presidente da ASAPEM, Sebastião Piraí, o evento tem também como finalidade trazer novas alternativas ao idoso. “Estamos trabalhando para conscientizar os companheiros sobre seus direitos e deveres em quanto cidadão”, frisou.

Nos anos anteriores essa reunião era realizada apenas pelos ferroviários. No ano 2000 passou a fazer parte do calendário de eventos do município, graças a um projeto de lei apresentado pelo vereador Ronaldo Madeira, sendo aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo então prefeito Sylvio Lopes. A Associação dos Ex-Ferroviários possui hoje cerca de 1.200 associados, enquanto, a Associação dos Aposentados e Pensionistas conta com mais de 2.000 filiados.

O presidente da Asapem, Sebastião Piraí, opinou que “o melhor produto do trabalho da Associação é a credibilidade”. Ele também destacou a atual política do governo municipal e pontos positivos da legislação, que segundo o dirigente, “é mais eficiente do que a de outros municípios do Estado e do país”.

Lauro Martins por sua vez, disse que com base nas necessidades reais dos trabalhadores, os ferroviários deflagraram uma campanha pela conscientização dos direitos do idoso, estabelecendo ainda mais respeito por aqueles que são exemplo de vida. “Valorizar o idoso e agradecer pelos serviços que já prestou e, ainda, presta à sociedade para que possa transferir sua experiência aos mais jovens. Todos queremos envelhecer com mais qualidade de vida”.

De acordo com Piraí o evento é uma modesta contribuição pelo feito de um grupo de macaense que deixou sua marca na construção do município. “Foi por esforço deles, que Macaé conseguiu desenvolver e consolidar importantes conquistas sociais, progrediu no sentido de uma moderna e diversificada economia e construiu sólidas instituições”, disse.



O desafio, segundo Sebastião, foi conquistado ao mostrar para a sociedade, que todos os programas e projetos executados para o idoso, são um investimento da administração pública. “É a humanização e o respeito ao cidadão com a efetiva participação dos aposentados nas ações e, principalmente, dos próprios idosos”, concluiu.

Em 2001, Macaé registrou o menor índice de mortalidade infantil do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em função disso, os programas foram estendidos aos adultos e à população da terceira idade. No dia 8 de junho de 2004, a Prefeitura de Macaé recebeu em Brasília o prêmio Tucano de Ouro pelo melhor projeto de administração municipal com o Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso. Foram avaliados 850 projetos e, Macaé ficou entre os cinco melhores na categoria municípios com até 200 mil habitantes.