Prestadores de serviços diversos faturam com a Brasil Offshore

17/06/2005 19:05:52 - Jornalista: Cesar Dussac

Além dos homens de negócios, a Feira Brasil Offshore contou com a participação de atores, músicos, recepcionistas, garçons, pessoal de limpeza - uma tropa indispensável em eventos dessa magnitude. Em sua terceira edição, a feira gerou aproximadamente cinco mil empregos diretos, envolvendo todo o pessoal de apoio.

As recepcionistas, em sua maioria são modelos recrutadas em cidades como Rio de Janeiro, Niterói e Campos. Vivian Lessa, 20 anos, é carioca do Flamengo e este ano trabalhou a Feira no estande da . Schlumberger. Elisa Silva e Amanda Passos, de Macaé, foram contratadas pela prefeitura anfitriã.

Os garçons, em sua maioria, vieram de outros estados. Alberto Fernandes é de São Paulo. Tem larga experiência em feiras e exposições. " É uma pauleira. São seis horas em pé. Só correria, mas compensa", declara. Serviu no estande da Altus, empresa de automação industrial, sediada em São Leopoldo, RS.

Nem só de altos negócios vive a Feira. Em meio a vendas, cifras e números, surge a "Prima Alegria" - uma pausa para refrescar a mente. A atriz Simone Kalil brinca e encanta. Não tem tabuleiro nem balangandãs, mas seu boá vermelho tira qualquer um do sério. Para adoçar o humor, ela oferece a "balinha da alegria", com a marca da empresa Hidropartes. Simone já trabalhou como recepcionista bi-lingue, português/inglês, nas edições anteriores da Brasil Offshore e na Rio/Óleo e Gás em 2004, no Rio Centro. "É uma oportunidade para ganhar um dinheiro extra e mostrar nosso trabalho", disse Simone.

Lucimar Moura, do Barreto, uma das que cuidam da limpeza e higiene dos estandes, desfila no tapete vermelho com seu carrinho laranja. Duas vezes apagou cigarros lançados ao chão. Ela observa: "Isso não devia acontecer aqui, com essa gente de classe", disse, zangada. E por falar em classe, o violino de Allyrio Mello fez um enorme sucesso no estande da prefeitura de Macaé, com um repertório que vai do clássico internacional ao popular nacional e estrangeiro. "Carinhoso", de Pixinguinha, e "Moonlight Serenade", eternizada por Glen Müller, agradam sempre. Allyrio faz shows por todo o Brasil e caba de voltar de uma temporada nos Estados Unidos.