Prevenção da violência é a tônica de encontro no Ceam

13/07/2017 13:37:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

O encontro é realizado todas as quintas-feiras, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher

Discutir a violência contra a mulher e os caminhos para a prevenção, estes são alguns dos objetivos da Roda de Conversa, realizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O encontro acontece todas as quintas, às 9h, e contou hoje (13) com uma edição especial, intitulado "Chá de Inverno".

De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, os encontros servem como forma de cuidado, prevenção e acesso à informação. A edição do encontro também já está sendo levada para outros lugares como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

No Ceam, cada edição traz a participação de um profissional diferente. Nesta quinta, foi a vez da assistente social, Sandra Caldeira, conversar com o grupo. Para Sandra, é importante não falar apenas da violência contra a mulher, mas de outras temáticas que fazem parte da vida delas. "Nós realizamos reflexões de uma forma descontraída, para que elas possam ter acesso a informações que as possibilitem participar de todas as políticas sociais. Buscamos o empoderamento e a consciência de que a mulher nunca é culpada por ser agredida", explicou.

As rodas de conversas estão abertas à participação de qualquer mulher, seja ela vítima ou não de violência. A representante do assentamento Celso Daniel, Marilúcia Soares, acha fundamental participar da roda, pois aprende bastante para passar informações corretas para as mulheres da sua comunidade. "Sei que existem casos de violência no assentamento, mas é muito difícil falar sobre o assunto. Participando desses encontros adquiro bagagem para conversar com as mulheres e ajudá-las, orientando caso haja necessidade", contou.

Participou ainda do encontro a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marilene Carvalho.

Ceam - O Centro Especializado de Atendimento à Mulher funciona na Rua São João, 33, Centro (ao lado da Delegacia Legal). No local as mulheres vítimas de violência encontram todas as orientações e suporte para que saibam como proceder. Para denúncias, ligue o Disque-Mulher 0800 282 2108.