Procon Macaé orienta o consumidor para o Dia das Mães

09/05/2017 09:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Todos os produtos ou serviços devem apresentar preços de forma clara

O Dia das Mães é a segunda melhor época de vendas para o comércio, atrás apenas do Natal. Neste ano, a data será comemorada no domingo (14). A Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor de Macaé, o Procon Macaé, orienta que os consumidores devem estar atentos no momento das compras.

O primeiro passo é realizar uma lista com os possíveis presentes e, após fazer a escolha, pesquisar preços. “O consumidor deve ter uma definição do que pretende adquirir e quanto vai gastar. Isso evita a compra por impulso e o endividamento desnecessário", aponta o Procurador Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos Fioretti.

Todos os produtos ou serviços devem apresentar preços de forma clara e ostensiva, de acordo com o Código do Consumidor. O preço deve estar afixado na mercadoria, de forma bem visível. Existindo a possibilidade de parcelamento, o produto deve indicar os dois preços: o total à vista e os valores em parcelas.

- Em todas as compras o consumidor precisa sempre exigir a nota fiscal, documento que comprova a relação de consumo, e que é essencial para eventual troca do produto, pois contém o termo inicial do prazo de garantia. O consumidor deve ficar atento ainda à veracidade das ofertas e promoções -, explica Fioretti.

Se a compra for pela internet, a principal dica é pesquisar a idoneidade da empresa vendedora. Além disso, é preciso atenção à segurança e cuidado com ofertas de sites que apresentam preços muito abaixo do mercado. Em caso de dúvida o consumidor pode entrar em contato com o Procon através dos telefones (22) 2762-0057, 2796-1091, 2796-1068 e 2759-0801. O endereço é Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, térreo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.


Fotos Relacionadas