Procon orienta consumidores sobre novas regras do cartão de crédito

03/04/2017 19:03:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Procon alerta que consumidor deve se prevenir para não acumular dívidas

A Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon Macaé - orienta os consumidores em relação às novas regras do cartão de crédito, que entraram em vigor nesta segunda-feira (3). As alterações estão na Resolução nº 4.549/2017, do Banco Central do Brasil. A partir de agora, o usuário não vai mais poder continuar pagando o valor mínimo todos os meses (pagamento no rotativo) caso não consiga quitar integralmente o valor na data do vencimento. Se pagar somente o mínimo naquele mês, na próxima fatura, ou próximo ciclo, o valor restante, acrescido de juros e encargos, comporão um financiamento a ser obrigatoriamente oferecido pelos bancos.

- O consumidor deverá ficar atento e exigir do fornecedor informações sobre as condições deste financiamento, tais como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo. Além disso, caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura. Assim, no vencimento, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e ainda as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar alguma dificuldade de entendimento por parte do cliente -, avalia o procurador adjunto do Procon de Macaé, Carlos Fioretti.

Ele alerta também que o consumidor deve ficar prevenido, pois se houver compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês, haverá ainda a cobrança destes valores. Os consumidores poderão tirar suas dúvidas e buscar orientação no Procon Macaé, que funciona no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), na Avenida Presidente Sodré, 466, térreo, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones são: (22) 2762-0057, 2796-1091, 2796-1068 e 2759-0801. Os contatos também podem ser feitos pelo e-mail: procon@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas