Professora fará palestra sobre imigrantes japoneses na região

22/04/2005 15:49:39 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Macaé recebe na quarta-feira, 27 de abril, a professora Mariléia Franco Marinho Inoue, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estará proferindo palestra, com o tema “Os pioneiros japoneses em Macaé – No outro lado nasce o Sol”, no Museu da Cidade – Solar dos Mellos -, às 14 horas. A professora vai falar sobre a imigração japonesa. O tema faz parte da tese da professora Mariléia sobre os imigrantes japoneses que viveram nesta região, principalmente na região serrana.

Segundo informações das funcionárias do Centro de Memória Antônio Álvares Parada, Rosali Quinan, Jane Marinho e Salma Marques, o Consulado Japonês do Brasil está organizando uma grande festa para comemorar o centenário da grande migração japonesa para o Brasil, que aconteceu em 1908. A tese da professora Mariléia Inoue mostra que Macaé recebeu um ano antes, em 1907, um grupo de imigrantes, dos quais fazia parte o japonês Yamagata, que se instalou na região serrana. Sua tese demonstra esse fato e é sobre ele que vai versar a palestra da professora no Museu da Cidade, situado no centro de Macaé, no antigo Solar dos Mellos.

A professora será recepcionada pelo secretário Ricardo Meirelles, da Secretaria Municipal de Acervo e Patrimônio Histórico e por professores e pesquisadores de Macaé. Acompanham a professora Mariléia Inoue sete japoneses descendentes dos que aqui viveram e que vêm conhecer Macaé. O evento é aberto a todos os interessados e à comunidade em geral.