Professores participam do II Fórum de Debates sobre Educação Especial

15/06/2005 16:36:41 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e a Associação Macaense de Apoio ao Deficiente Auditivo (Amada) realizaram nesta quarta-feira, dia 15, o II Fórum de Debates sobre Educação Especial. O encontro aconteceu durante todo o dia, no Auditório do Colégio Estadual Luiz Reid. Cerca de 80 profissionais de ensino da rede regular de educação assistiram palestras sobre a deficiência auditiva e participaram de oficinas.

O objetivo do evento foi dar assistência ao trabalho prático dos professores com alunos com deficiência auditiva. De acordo com a professora universitária de educação especial e pedagoga da Secretaria de Educação, Alda Canabarra Bento, a proposta é de inclusão, ou seja, os alunos com surdez devem participar das escolas de ensino regular.

Na parte da manhã, os professores tiveram uma base teórica, o histórico e os pontos mais marcantes do tema do fórum, que foi “Conhecendo o Aluno Surdo”. À tarde, foi a vez de trocar experiências de como trabalhar com as diferenças.

Em Macaé, há 50 alunos com deficiência auditiva. As idades variam de quatro a 36 anos. Os mais velhos estudam à noite. A maioria é de família de baixo poder aquisitivo. Destes, apenas 15 freqüentam a Amada. Os outros não, por várias dificuldades, inclusive com o transporte. Segundo Alda, é necessário que o Serviço Social da Prefeitura trabalhe junto a estas famílias, conscientizando-as sobre a importância de freqüentar a Amada. Além do mais, os aparelhos auditivos são caros e têm manutenção também dispendiosa.

É fundamental que os alunos surdos ingressem nas escolas e permaneçam estudando. Uma vez que muitos desistem devido às dificuldades de comunicação. A Amada fica na Rua Barão de Mauá, número 46, Centro. O telefone da Associação é: 2765-1306.