Profissionais da Educação Infantil participam de capacitação

19/03/2019 10:08:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom

'Construindo Relações de Afetividade na Educação Infantil' é um dos temas abordados para educadores

A Secretaria Municipal de Educação iniciou, nesta semana, os cursos para profissionais do Maternal e da Pré-Escola. A capacitação vai acontecer durante uma semana por mês, até o fim do semestre letivo, em junho, com assuntos que norteiam os princípios das propostas pedagógicas para alunos até cinco anos. Este mês será ministrado até sexta (22), em duas turmas por dia, com 50 profissionais cada, na Cidade Universitária, abordando o tema “Construindo Relações de Afetividade na Educação Infantil”.

Cada curso tem carga horária de 20 horas presenciais e os próximos encontros estão agendados para de 8 a 12 de abril sobre “O Brincar Heurístico”, de 20 a 24 de maio; “As Linguagens da Criança”, de 10 a 14 de junho e “Vamos Brincar de Quê?”, ainda neste semestre letivo. O objetivo é orientar os profissionais da rede pública municipal, que trabalham com a Educação Infantil, como devem se constituir as ações pedagógicas de acordo com o modelo de prática educativa da Prefeitura de Macaé, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em consonância com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), do Ministério da Educação (MEC).

As ações dão ênfase, especialmente, no que se referem às concepções de criança, currículo e avaliação. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Na prática, o curso mostra a importância de conhecer e encontrar os melhores caminhos para um planejamento pedagógico que requer a organização de diversos aspectos como: tempo, espaço, materiais, partindo de um olhar sensível e atento do professor para escutar a criança e dialogar com os seus interesses e curiosidades.

Os cursos são realizados pela Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria Adjunta de Educação Básica, em parceria com o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da Secretaria Adjunta Municipal de Qualificação Profissional e do Ensino Médio. O município tem investido na Educação Básica pública, gratuita e de qualidade como dever junto com a sociedade e direito social das crianças. A formação continuada, oferecida pela Educação, tem alcançado resultados positivos nas práticas em sala de aula.

“Considero muito importante cursos de formação porque nos capacitam para o dia a dia na escola. Sempre faço esses cursos porque, com certeza, há troca de experiências, o que contribui para o trabalho diário com os alunos e entre os profissionais”, avaliou a professora da rede, Fernanda da Cunha. Ela participa do curso para o Maternal e contou que fez, recentemente, o de Primeiros Socorros. “Aprendo muito, sempre”, enfatizou.

Na formação para os profissionais do Maternal o tema está sendo mediado pelas orientadoras pedagógicas Fabíola Lemos de Carvalho e Odilane da Silva Pinto. Na sala da Pré-Escola, as mediadoras são Beatriz da Silva Ribeiro Ferreira e Roberta dos Santos Siqueira.

Na quarta-feira (20), a formação será diferente, com abordagem dos temas “Corpo, Artes e Ciências”, e “Corpo, Literatura e Teatro”, preferencialmente, para professores integradores. Os interessados em participar dos cursos podem se inscrever pelo site do CFCG https://formacaomacae.wixsite.com/formacao. Mais informações pelos telefones 3399.1823 ou 3399.1810.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas