Profissionais da Educação podem se inscrever em cursos gratuitos

28/02/2020 09:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print

Objetivo é reforçar e aprimorar a utilização de recursos digitais na prática educacional

Os profissionais da rede de ensino de Macaé terão oportunidades de se qualificar e adquirir novos conhecimentos através dos cursos "Metodologias ativas" e "Uso ético seguro e legal da tecnologia - Desafios da educação na era digital". Os cursos são gratuitos e oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação. Os interessados podem se inscrever pelo site ntmmacae.com. Duzentas vagas estão sendo oferecidas. O objetivo é reforçar e aprimorar a utilização de recursos educacionais digitais que possam contribuir com a prática educacional.

Com 40 horas, a formação semipresencial "Metodologias ativas" vai abranger a aprendizagem baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Educação Mão na Massa, e Games Educativos com destaque competências do século 21 e, por isso mesmo, buscam novas formas de ensinar e aprender. Serão três encontros presenciais nos dias 13 de março, 3 de abril e 15 de maio, das 8h30 às 11h30, na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), Rua Alfredo Backer, 363, Centro.

O curso "Uso ético, seguro e legal da tecnologia - Desafios da educação na era digital" será online e terá 40 horas. A programação tem a proposta de destacar atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica, como também no seu cotidiano através da discussão dos casos em que caracterizem crimes virtuais. Na ocasião, os participantes poderão discutir casos e atitudes que caracterizam crimes virtuais, Bullying e Ciberbullying e também apresentar atividades que envolvam a conscientização de posturas diante de tais situações.

O secretário de Educação, Guto Garcia, lembra que a rede pública municipal prioriza a tecnologia e a formação. "Futuramente, os laboratórios das escolas e suas secretarias receberão desktops e notebooks. A inclusão digital é uma das prioridades da rede municipal de ensino de Macaé", ressaltou.

De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, ambas as formações tem como foco questões previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. "O curso 'Uso ético, seguro e legal da tecnologia - Desafios da educação na era digital" vai enfocar a utilização do meio digital, ou seja, a cultura digital destacada na BNCC. Já "Metodologias Ativas" será voltado para o protagonismo juvenil para que o aluno do segundo segmento do Ensino Fundamental esteja à frente de sua aprendizagem", observou.

Para melhor atendimento dos participantes, o NTM vai oferecer plantão específico em que serão repassadas orientações e os educadores poderão irar dúvidas. Também haverá suporte da equipe do NTM via-email e fórum.

NTM - Os profissionais da rede municipal podem se atualizar e contar com informações relevantes para o processo de ensino por meio do site cujo endereço eletrônico é ntmmacae.com. A página, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Municipal, oferece links para cursos, simulados interativos, jogos, vídeos, animações, sugestões de atividades, orientações pedagógica e educacional, além de web aulas para os que atuam nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em breve, o NTM vai ministrar curso para os integrantes do programa Nova Vida. A programação de 40 horas será realizada neste primeiro semestre por meio da parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e de Educação. Durante o módulo, os alunos terão acesso a temas como fake news, uso ético e seguro das redes sociais e edição de vídeos.