Programa COM-TATO apresenta diminuição do stress e melhora qualidade de vida

26/09/2005 14:39:25 - Jornalista: Cesar Dussac

O Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar – CEMEAES - está realizando o I Programa de Capacitação Interna e Gerenciamento do Stress e Qualidade de Vida (Com-Tato). O programa é destinado ao público interno, equipe de treinamento, setor administrativo, serviços gerais e motoristas. O Com-Tato começou no sábado (17) no Centro de Convenções, e o encerramento está programado para a próxima terça-feira (27), no auditório da Guarda Municipal, às 17h, com a participação de todas as equipes.

Segundo a diretora geral do CEMEAES, (módulos I, II, III e IV), Marlene Reis, o objetivo dos exercícios do programa é melhorar, continuamente, a qualidade de vida dos 250 colaboradores que fazem o atendimento interno e externo, proporcionando a eles o auto-conhecimento, melhorando assim seu relacionamento social e sua atuação no trabalho.

- Através de um processo de avaliação, 20 monitores estão sendo acompanhados, trabalhados com técnicas específicas, para que desenvolvam toda a sustentação dessa proposta inicial de gerenciamento do stress e qualidade de vida, garantindo sua aplicação e manutenção nos quatro módulos do CEMEAES, informa a diretora.

O curso é ministrado pelas doutoras em psicologia Luciane Lima Mina e Gilda Carneiro Andrade, consultoras de empresas nacionais e multinacionais. Luciane Mina fala do programa COM-TATO. “A idéia é despertar a felicidade no indivíduo para a execução do seu trabalho com qualidade, com os ensinamentos levados ao mais profundo do ser humano, com o objetivo de mudar hábitos e costumes do indivíduo, para que isso traga conseqüências benéficas na sua rotina profissional, melhorando as relações com quem a pessoa tem contato”, explica Luciane Mina. São utilizados no curso exercícios de yoga e programas de neuro-lingüística, e o jogo da transformação, criado na Escócia

- Na avaliação que fizemos, obtivemos 35% de excelente, 26% de muito bom, 39% de bom. Os depoimentos, de modo geral, falam de problemas intelectuais, emocionais e de relacionamento até então desconhecidos dos participantes do curso, causas latentes do insucesso na conquista de muitos de seus objetivos e projetos de vida, relata a psicóloga.