Programa de Atenção à Saúde beneficia 1,8 mil idosos

09/03/2017 15:47:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin

Diferentes atividades estimulam a melhoria da saúde e qualidade de vida dos assistidos

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), da Secretaria de Saúde, promove apoio a cerca de 1,8 mil idosos nos setores de geriatria, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional. O programa realiza, em média, 30 novas avaliações mensais. O Paisi tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida do público acima de 60 anos.

Aos 77 anos de idade, Ivonilde Borges relata sua experiência no programa e destaca a importância do tratamento. "Eu não conseguia me relacionar com ninguém. Tinha uma depressão profunda que me causava tamanha tristeza e desânimo. Há três anos faço parte do programa e me trato com psicólogo, geriatra e fonoaudiólogo. Hoje eu consigo me relacionar bem e agradeço a todos os profissionais do programa, pois eles me ajudaram a lutar pela vida", disse.

De acordo com a gerente do Paisi, Denise Romero, para participar do programa, idosos entre 60 e 79 anos devem obter encaminhamento da rede municipal para comprovar a necessidade do acompanhamento pelos serviços oferecidos. Já os idosos acima de 80 anos contam com demanda espontânea.

"São atendidos no programa idosos com risco iminente: depressão profunda, problema motor, doença diagnosticada de Parkinson e outras. Ao chegar no Paisi, o idoso passa por uma triagem para verificar se é combatível para que seja tratado pelo programa ou se é mais adequado o encaminhamento à rede municipal de Saúde . Após essa análise, o idoso é avaliado por um geriatra. O objetivo é direcionar o tratamento", pontuou Denise.

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso fica localizado à Rua Doutor Bueno, 190 - Imbetiba. O atendimento acontece de 7h às 18h.

Fonoaudiologia - Trabalhando com a estimulação mental ou cognitiva, o setor de fonoaudiologia trata no Paisi da incitação à memória do público-alvo, apoio a sua linguagem, com o objetivo de que tenha maior atenção.

O setor de fonoaudiologia conta com dois grupos que assistem a idosos com doença de Parkinson e grupos para portadores de demência.

Fisioterapia - Existe uma visão na qual o tratamento fisioterápico é individual, mas, segundo a fisioterapeuta e também gerente do Paisi, Vanessa da Costa, sua esfera de atuação com esse público acontece em grupo, de acordo com a sua capacidade funcional, no sentido de prevenir, reabilitar e, em alguns casos, recuperar funções.

Serviço Social - Os atendimentos do setor de serviço social têm o objetivo de garantir os direitos do idoso, abordando conflitos existenciais em sua família. Os atendimentos são individuais ou em grupo. Isso acontece na sala de espera para orientar cuidadores de idosos da família deles.

Terapia Ocupacional - São realizados trabalhos manuais, estimulação cognitiva e danças.

Geriatria - Todos os participantes do programa passam por consulta com geriatra de três em três meses.

Psicologia - Terapias individuais e em grupos.


Fotos Relacionadas