Programa Nova Vida ganha novo espaço

18/09/2017 15:59:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Espaço vai abrigar cursos, atendimentos psicológicos, sociais e pedagógicos

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé inaugurou, na sexta-feira (15), espaço para o Programa Nova Vida. Nele, estão auditório com capacidade para 40 pessoas, sala de capacitação, sala individualizada para atendimento e acompanhamento, cozinha e recepção.

Segundo o coordenador do Programa Nova Vida, o pedagogo Douglas Fontes, a nova estrutura será utilizada para cursos, atendimentos psicológicos, sociais e pedagógicos para os adolescentes, com apoio também para seus familiares. "Queremos dar suporte aos jovens em sua totalidade. Nossas condições de trabalho recebem hoje uma grande força do governo municipal", avalia.

Durante a inauguração, na qual também se comemorou os 26 anos de funcionamento do Nova Vida, houve apresentações culturais, cantos, danças e vídeos feitos pelos adolescentes. A nova sede do programa se localiza na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro.

Presente à inauguração estava a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires. Ela, que já trabalhou muitos anos com crianças e adolescentes em risco social, disse que sabe do grande valor desta oportunidade oferecida pelo município. "A marca dos meus trabalhos à frente da secretaria são as crianças e os adolescentes", avalia.

- Nosso objetivo é que no ano que vem entrem mais 100 jovens. Hoje temos 150 estagiários com idades entre 14 e 18 anos incompletos. Até o final da gestão temos como finalidade que sejam 500 meninos e meninas, como é previsto na lei - diz Tatiana Pires.

Uma atividade que resgata a cidadania

O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 26 anos em Macaé. Seus estagiários passam um turno do dia trabalhando numa secretaria municipal e no outro turno são estudantes. Eles recebem meio salário mínimo por mês. Esta é uma oportunidade na qual aprendem a trabalhar, sendo assim incluídos socialmente, além de terem a cidadania valorizada.

Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e o dinheiro no fim do mês representa uma ajuda aos pais e responsáveis, que arcam com a despesa da casa. O Nova Vida ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar nele é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória.

Muitos adolescentes que hoje estão no programa são encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Fronteira, ou pelo Conselho Tutelar. Inclusive, meninos e meninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também são recebidos no programa.

Eles têm a oportunidade de desenvolver trabalhos educativos nos setores da prefeitura e em órgãos federais, atuando apenas na área administrativa. O lema do Programa Nova Vida é "Incluir para Capacitar". "O Nova Vida é um programa e não um projeto, tem como base a Lei Municipal 2606/2005, é exclusivamente municipal, custeado pela Prefeitura de Macaé", pontua Douglas.

Ele finaliza dizendo: "o Nova Vida tem parceria com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que oferece programa de desenvolvimento pessoal; com a Faculdade Salesiana, responsável por capacitações mensais em diversas áreas; com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras); com psicólogas voluntárias que fornecem orientações vocacionais, além de parceria com a Secretaria de Educação, que proporciona aos adolescentes cursos de informática".


Fotos Relacionadas