Programa Nova Vida integra mais 11 adolescentes

08/08/2017 11:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Programa é voltado para jovens de 14 a 17 anos

"Incluir e Capacitar". Com esse objetivo o Programa Nova Vida recebe mais adolescentes. Alcançando o número de 150 jovens, nessa semana mais 11 integraram o programa, onde passam por treinamento e são encaminhados ao estágio. O treinamento tem a finalidade de explicar como consiste a atividade, comportamento no setor de trabalho, importância de uso de uniformes e também sobre o programa.

O Nova Vida é um programa para jovens de 14 a 17 anos, voltado ao aprendizado e também à transferência de renda. Eles recebem meio salário mínimo. "O programa é muito importante para esses meninos. É uma ótima oportunidade que a prefeitura lhes oferece. Eles saem prontos para serem adotados no mercado de trabalho, muitos seguem carreiras até na prefeitura", afirma Douglas Fontes, coordenador do programa que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Para integrar o programa o adolescente deve estar apto na escola e ter frequência escolar, valorizando sua vida acadêmica. Dessa forma, um turno do dia ele passa a trabalhar com a carga horária de 4 horas e no outro segue sua rotina escolar. "É minha primeira experiência. Aqui, vou saber como é o mercado de trabalho no futuro. Além de ser super interessante os cursos, posso estudar e trabalhar", afirma a integrante do programa Suelen Alves.

Além do estágio, uma vez na semana, o adolescente recebe capacitação. Parcerias com a Secretaria de Educação, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Faculdade Salesiana e Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) proporcionam cursos como o de "Informática básica com ênfase em novas tecnologias e recursos digitais para educação" que segue até dezembro, período em que é realizada entrega de certificados.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional, Alex Bogado, a proposta é envolver a comunidade escolar em formações que visam a atualização e conhecimento de ferramentas digitais que fazem diferença no dia a dia desses jovens.


Fotos Relacionadas