Programa "Nova Vida" terá live sobre comunicação

21/10/2021 18:05:00 - Jornalista: Joice Trindade

A transmissão será nesta sexta-feira (dia 22)

Uma live especial será realizada nesta sexta-feira (22), às 14h, para os integrantes do programa Nova Vida. A transmissão será pelo Facebook do programa e terá como abordagem "Comunicação Assertiva". A temática será ministrada pela psicóloga Raquel Aquino. A finalidade é destacar questões sobre qualidade de vida, mercado de trabalho, vida, profissão, escolhas, motivação e outras temáticas inerentes ao cotidiano do jovem.

Atualmente, o Nova Vida conta com cerca de 90 adolescentes, de 14 a 17 anos e 11 meses. Os participantes do programa também têm oficinas virtuais sobre assuntos como "Ansiedade", "Desempenho nos estudos", "Mercado de Trabalho" e "Direitos e Deveres", entre outros. No próximo dia 5 de novembro está previsto o workshop online "Mercado de Trabalho Digital: novas possibilidades".

Segundo o coordenador do programa, Douglas Fontes, a prioridade das lives é aproximar cada vez mais os participantes do programa de temas atuais. "Queremos contribuir com este jovem na vida profissional e pessoal. O objetivo é ajudar o participante a "descortinar" o mundo e descobrir suas potencialidades para que tenha sucesso na carreira e na vida em sua totalidade", ressalta. A frequência e o aproveitamento escolar são alvos de atenção e acompanhamento específico da coordenação e da equipe de psicólogo e pedagogo.

O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 23 anos em Macaé. Os adolescentes passam um turno do dia trabalhando em órgão público. Esta é uma oportunidade de aprenderem a trabalhar, sendo incluídos socialmente. Além disso, o projeto ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória. Em contrapartida, eles recebem, por mês, meio salário mínimo nacional.