Programa Saúde da Família recebe visita de estudantes espanhóis

09/05/2005 18:22:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Programa Saúde da Família da prefeitura de Macaé, considerado modelo de implantação pelo Ministério da Saúde, está recebendo a visita de quatro estudantes espanhóis, residentes de medicina.

De acordo com o grupo o objetivo da visita é conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo PSF, pois na Espanha não existe um trabalho de medicina comunitária. “Estamos acostumados com a medicina individualizada e quando chegamos aqui vimos esta relação da comunidade com os profissionais e achamos super interessante”, disse um dos estudantes.

Na manhã de segunda-feira, o grupo formado por Ignácio Gonzáles, Lara Sanz, Isabel Ullate e Beatriz Toribio, participou do trabalho de Terapia Comunitária desenvolvido pelo Programa de Saúde Mental na Atenção básica, no bairro do Botafogo.

“Achei uma ótima ferramenta para tratar os problemas de saúde mental da comunidade. Com todas essas experiências adquiridas, vamos sair daqui como muitas idéias, disse Ignácio.

De acordo com a psicóloga Regina Monnerat e a terapeuta ocupacional Débora Jiovani, que receberam o grupo de residentes, também esta sendo feita terapia comunitária com pré-adolescentes e adolescentes.

Saúde Mental – Segundo a supervisora de Saúde Mental do PSF, Naly Soares de Almeida, o projeto de Saúde Mental na Atenção Básica, começou no Botafogo, e foi ampliando para outros bairros e hoje atende sete módulos do PSF, inclusive no distrito de Sana, na Região Serrana. “Nosso objetivo é buscar a integralidade das condutas e das equipes, preconizando assim um trabalho de prevenção e promoção da saúde mental para toda a comunidade”, disse.

A iniciativa demonstra o caráter inovador e o interesse do poder público em facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir uma assistência integral à saúde.

Além da Terapia Comunitária, a Equipe de Saúde Mental, que é composta por Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social e Terapeuta Ocupacional, juntamente com a Equipe da Saúde da Família, realiza oficinas terapêuticas para crianças e adultos, e geração de renda e grupos de hipertensos e diabéticos.