Programa Sem Fronteiras une poder público e iniciativa privada

03/05/2005 17:29:56 - Jornalista: Eny Maria Rios

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, promoveu na manhã desta terça-feira (3), na Incubadora de Cooperativas, um encontro com cerca de cem empresários do município para apresentação do programa Sem Fronteiras. O objetivo foi estimular a participação das empresas no projeto, que encaminha jovens entre 16 e 24 anos para o mercado de trabalho, dando oportunidade para o crescimento pessoal e profissional para quem está em situação de vulnerabilidade social.

Além da apresentação do Sem Fronteiras, técnicos da secretaria expuseram os projetos e trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela pasta. “Já fizemos apresentação dos projetos da secretaria para presidentes de associações de moradores e de sindicatos. Nos próximos meses, vamos continuar promovendo encontros com diversos segmentos da sociedade com o objetivo de interagir com os grupos e explicar a intenção do prefeito Riverton Mussi ao criar a Secretaria de Trabalho e Renda”, afirmou Bogado.

De acordo com o secretário, uma das próximas apresentações será voltada para instituições de negócios. “A secretaria tem como meta construir alternativas concretas de geração de trabalho e renda, articulando projetos de inclusão social, qualificação profissional e desenvolvimento de cidadania. E para isso, precisamos da interação da sociedade, empresários, instituições, sindicatos”, detalhou.

Bogado explicou aos empresários que o Sem Fronteiras visa inserir o jovem no primeiro emprego. “Ás vezes o jovem tem dificuldade de entrar no mercado por falta de experiência. Por isso o programa faz todo o acompanhamento, desde a realização dos cursos de profissionalização até a procura de vagas no mercado”, disse. O programa atende jovens cadastrados pela Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (CAET) ou encaminhados pela equipe técnica do Sem Fronteiras.

CADASTRO - Para se cadastrar, basta o jovem se dirigir à sede provisória da CAET, na Incubadora de Cooperativas, Estrada do Imburo, onde funciona a Secretaria de Trabalho e Renda. De acordo com coordenador técnico da área de Educação da Secretaria, Robério Fernandes, a operacionalização do programa inclui o cadastro dos jovens e das empresas interessadas em participar do Sem Fronteiras, ofertando vagas de trabalho. Hoje, o programa já é desenvolvido com 60 jovens.

Outra vertente do projeto é a formação pessoal e profissional do jovem por meio de palestras e cursos de qualificação profissional via instituições parceiras. “Temos um trabalho de telemarketing ativo e receptivo. Podemos receber a oferta de vaga e disponibilizar o trabalhador. Estamos fazendo um trabalho de cadastro das empresas e um agente treinado faz a captação de vagas”, observou Fernandes.

O secretário de Trabalho e Renda destacou que após a formação profissional dada ao jovem por meio de cursos diversos, é feita a análise do perfil profissional solicitado pela empresa e análise do perfil do jovem para encaminhamento ao trabalho ou à qualificação. “Também fazemos o acompanhamento psicológico, social e pedagógico dos jovens de 16 a 18 anos”, informou Bogado.

Segundo ele, a prioridade do programa é para vagas disponibilizadas que profissionalizam o jovem. São parceiros do Sem Fronteiras instituições públicas que desenvolvem trabalhos de assistência e qualificação profissional, instituições privadas que queiram participar de projetos de qualificação profissional, Organizações Não-Governamenais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

A gerente de recursos humanos da Vetco, Alaba Campos, que participou do encontro na Incubadora de Cooperativas, afirmou que a iniciativa foi excelente e vem de encontro à necessidade do município. “Hoje temos uma demanda grande local e grande parte dos profissionais qualificados vêm de fora. Isso é ruim para quem vem e para a cidade porque para o lazer e para a família, o trabalhador volta para o local de origem”, analisou Alaba, acrescentando que a iniciativa da prefeitura vai estimular entidades de ensino a preencher as necessidades locais.

- Temos que unir governo, empresas privadas e públicas para discutir programas de aproveitamento de incentivo, inclusive para quem está no mercado sem qualificação – opinou. A Vetco trabalha com a construção de módulos novos para plataformas novas e modificação de plataformas.