Projeto "Benê Lá" leva choro e poesia ao Mercado de Peixes

03/05/2016 15:03:00 - Jornalista: Monica Braga

Foto: Arte do evento

Projeto acontece nesta quarta com homenagem a Benedito Lacerda

A Fundação Macaé de Cultura (FMC), a partir desta quarta (4), inicia o projeto "Benê Lá", das 17h às 19h, na Praça Jorge Martins, próximo ao Mercado Municipal de Peixes. O objetivo é levar a cultura ao público, valorizando vida e obra do artista macaense e, nesta primeira edição, vai ser mais longo, começando às 15h.

O homenageado desta edição é Benedito Lacerda, um dos flautistas mais famosos e inovadores da música brasileira, além de compositor de mão cheia. O músico acompanhou estrelas como Carmen Miranda, Mário Reis e Francisco Alves e se tornou parceiro de Pixinguinha, tendo se destacado compondo famosos choros e músicas para o carnaval.

Além das atrações musicais, o público também conhecerá um pouco da história do Benedito Lacerda contada pelo regente e músico Bruno Py, professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), e o poeta e jornalista Gerson Dudus completará com poesias sobre o tema.

- A cultura tem que ir aonde o povo está e levar ao conhecimento do público de forma leve e divertida a história do artista macaense. Esse é o verdadeiro objetivo do projeto - enfatiza a presidente da FMC, Tânia Jardim.

Benedito Lacerda começou a tocar flauta transversa aos 8 anos, de ouvido, entrando bem cedo para a banda da Sociedade Musical Nova Aurora, em Macaé. Em 1920, chega ao Rio de Janeiro já com uma experiência extensa como músico de bandas e, dois anos depois, ingressa na banda do Exército. Morando no Estácio – bairro de sambistas e chorões – trava contato com o tipo de música que viria marcar sua vida profissional. Antes dos 20 anos de idade, matricula-se no Instituto Nacional de Música, diplomando-se em flauta e composição. Em 1927, pede baixa e passa a se dedicar profissionalmente à música, tocando em orquestras de cinemas e teatros, filiando-se ao conjunto regional Boêmios da Cidade.