Projeto 'Brinca que Melhora' é iniciado no HPM

30/11/2015 13:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

O trabalho é realizado no Hospital Público de Macaé e na Unidade de Emergências Pediátricas

Continua nesta quarta-feira (2), na Unidade de Emergências Pediátricas (UEP), o projeto "Brinca que Melhora" para promover alegria e melhor qualidade de vida para os pacientes que estão internados. O projeto teve início na tarde de sexta-feira (27), pela primeira vez no Hospital Público Municipal (HPM), com atividades lúdicas, músicas, contação de história, entre outras ações.

O objetivo é promover a humanização. A estudante de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carla Gualberto, explica que o projeto teve início na Unidade de Emergências Pediátricas e foi uma iniciativa acadêmica dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina no Campus UFRJ-Macaé, com a coordenação da professora Leila Brito Bergold.

- Para trabalharmos no projeto, passamos por uma capacitação na qual aprendemos sobre biossegurança hospitalar, contação de história e brincadeiras, utilizando palhaços, contou.

Ela acrescentou que atualmente o projeto conta com quatro bolsistas e oito voluntários e o trabalho é realizado às quartas e sextas na UEP e às sextas-feiras no Hospital Público de Macaé.

A dona de casa, Rosa Martins, que está acompanhando a neta Cristine Martins, internada há 16 dias no HPM, conta que achou a iniciativa bastante interessante.

"Achei linda essa iniciativa, fiquei ouvindo de longe a música que elas estavam cantando em outras enfermarias. Muito boa essa ideia", elogiou.

Cristiane Martins, de 11 anos, ficou feliz com a presença dos voluntários do projeto "Brinca que Melhora". Ela cantou, desenhou e disse que gosta muito de música e dos cantores Lucas Lucco e Luan Santana.

- Quero ser professora e construir uma escola e um hospital para ajudar as pessoas que mais precisam - contou.

O projeto, de acordo com Carla Gualberto, tem apresentado resultados positivos através da relação que os acadêmicos desenvolvem com as crianças e seus responsáveis, além do relacionamento da equipe de forma a mobilizá-los na perspectiva da humanização.


Fotos Relacionadas