Projeto da Polícia Civil será levado a escolas municipais

20/04/2017 11:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria de Educação está acertando detalhes para a implantação do projeto "Papo de Responsa", uma parceria com a Polícia Civil do estado. O Ciep Maringá, Ciep Leonel Brizola e o Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão serão os primeiros a receber a iniciativa que será desenvolvida com turmas de nono ano. O objetivo é desenvolver ainda mais a questão da cidadania nas escolas, além de ajudar na prevenção ao uso de drogas e à violência.

Um reunião será realizada no dia 8 de maio com representantes das instituições e equipes das escolas envolvidas no projeto. "Já tivemos experiências bem sucedidas com a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e, com certeza, a parceria com a Polícia Civil também será um sucesso. Levar esses assuntos às escolas é fundamental. No dia a dia nas salas de aula, trabalhamos assuntos como o bullying que está sendo tema de trabalhos e debates nas nossas 106 unidades escolares", afirmou o secretário de Educação, Guto Garcia.

Papo de Responsa
- Implantado em 2012 e levado a diversos municípios do estado, o projeto "Papo de Responsa" é voltado para adolescentes que estão terminando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. O principal objetivo do projeto é promover e articular ações de prevenção à violência, por meio do diálogo. As palestras, ministradas por policiais civis, são sempre em clima descontraído e realizadas tanto em escolas públicas quanto em particulares.

Os temas são variados, abordando questões como prevenção às drogas e ao bullying, crimes de internet, direitos humanos e o papel do policial na sociedade. O programa está vinculado à Delegacia de Combate às Drogas (DCOD).