Projeto Educando na Cidadania realiza o 1º Encontro Temático com Alunos

18/08/2005 18:15:07 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão, iniciou nesta quinta-feira (18), a 2ª etapa do Projeto Educando na Cidadania, com a realização do 1º Encontro Temático com Alunos, no Teatro Municipal, no Centro Macaé de Cultura. A abertura, às 13h, foi feita pela coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, que evidenciou a importância dos Encontros Temáticos para o Projeto Educando na Cidadania e também a parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A coordenadora lembrou o sucesso da primeira etapa do Projeto, com a realização dos Encontros Temáticos com os professores.
- Sendo a cidadania um tema da maior relevância, sentimos a necessidade de trabalhar inicialmente com professores, suscitando reflexões e debates sobre o tema e, sendo a escola um espaço de construção da cidadania, direcionamos a segunda etapa aos alunos. Assim envolvemos toda a comunidade escolar e onde a escola está inserida, já que o Educando na Cidadania visa que toda comunidade educativa se envolva numa ampla discussão sobre a cidadania, como prática social – disse a coordenadora.

O 1º Encontro Temático com Alunos contou com apresentação musical e com a palestra “A transformação das relações e dos valores no cotidiano”, tendo como palestrante o professor Jovenito Tavares, mestre em Gestão Ambiental e mestrando em Educação. A palestra foi muito bem recebida pelos alunos, que participaram com perguntas relevantes sobre o tema debatido.

Neste primeiro ano, o Projeto Educando na Cidadania beneficia alunos de nove escolas do município, situadas em cada um dos nove Setores Administrativos em que se divide Macaé. As Escolas escolhidas para essa primeira fase do “Educando na Cidadania” situam-se não só da sede e subdistritos, mas também nos distritos da região serrana. As escolas são:
SA 01 – E.M. Maria Letícia S. de Carvalho
SA 02 – E.E.M. Polivalente Anísio Teixeira e CIEP 455 M. Maringá
SA 03 – E.M. Aroeira
SA 04 - C.M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simão
SA 05 - E.M. Wolfango Ferreira
SA 06 - E.M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo
SA 07 - E.M. Joaquim Augusto Borges e E.M. do Sana
SA 08 - C.E.M. Raul Veiga
SA 09 - C.M. Pedro Adami

O critério para o estabelecimento do número de alunos por escola, considerou uma análise do número de alunos matriculados nas escolas, segundo o Censo de 2004, na 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos das escolas participantes do Projeto.

Serão realizados mais três Encontros Temáticos com Alunos, todos no Auditório da Funemac, a partir das 13h. O 2º acontece no dia 26 de agosto, com apresentação do Documentário “Pintando o Sete”, e com a palestra Quem somos? Protagonismo juvenil”, sendo palestrante o historiador e mestrando em História Carlos André de Souza Celestino. No dia 1º de setembro, o 3º Encontro Temático com Alunos, será iniciado com o bate-papo “De jovem para jovem”, seguido de mesa redonda, com debate do tema “Questões instigantes que giram em torno do adolescente”, sendo mediadora a psicóloga Rosimery Abreu Mothé.

Um painel interativo abrirá, no dia 9 de setembro, o 4º Encontro, com a palestra “Cidadania em foco – Sustentabilidade”. Após os Encontros, no dia 14, serão realizadas as Oficinas, com diferentes temas envolvendo a cidadania, para serem debatidos e trabalhados pelos alunos.