Projeto Hotelaria será lançado dia 29 na Incubadora de Cooperativas

26/04/2005 12:12:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Trabalho e Renda – Incubadora de Cooperativas de Macaé - e em parceria com a Petrobras, Senac Região Norte e Empresas de Hotelaria Offshore, lança nesta sexta-feira (29/04), o Projeto Hotelaria Escola, na sede da Incubadora, Estrada do Imburo, s/nº, Ajuda. Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, o Projeto visa qualificar mão de obra local para trabalho junto às empresas de hotelaria offshore.

O lançamento do projeto no dia 29 faz parte das diversas comemorações do Dia do Trabalho, 1º de maio, no município. O secretário ressalta a importância das parcerias com a Petrobrás, Senac Região Norte (responsável pela parte pedagógica do projeto) e das empresas de hotelaria offshore. “As parcerias têm um importante papel para o sucesso das atividades relacionadas à qualificação de mão-de-obra “, disse o secretário.

A primeira fase do Projeto Hotelaria contempla o treinamento. A Petrobras está disponibilizando levantamento da estrutura necessária dentro da Incubadora para a construção de restaurante, dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que atenderá às fases posteriores do projeto, com aulas práticas de manipulação de alimentos.

O número de vagas ainda não foi definido. As vagas inicialmente serão preenchidas pelas empresas parceiras e, posteriormente, serão estendidas à comunidade. O projeto atende a contrato do município com a Petrobras, de que as empresas que trabalham na área offshore devem qualificar seus trabalhadores. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda está buscando junto ao Instituto de Hospitalidade (IH) a possibilidade de certificar os trabalhadores dentro da Incubadora de Cooperativas.

As Empresas de Hotelaria Offshore que participam do Projeto Hotelaria são Central Distribuidora de Produtos ( CDP), Safo’s, Puras do Brasil, CIS Brasil e D’all. O projeto conta com a participação da equipe da Incubadora de Cooperativas de Macaé, que tem como gerente Rossana Siqueira.