Projeto incentiva a leitura e a contação de histórias

26/04/2017 13:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Prefeitura usa criatividade para estimular nos alunos leitura, escrita e artes

“Onde um rio de gente se encontra com um mar de histórias". Este é o tema do projeto que promete contagiar alunos, profissionais da educação e a comunidade no decorrer deste ano letivo. A programação, apresentada na Rinha das Artes na noite de terça-feira (25), abordou "Abril com histórias. Este mar não está para peixes, e sim para histórias". O objetivo é incentivar a leitura e a contação de histórias e proporcionar um resgate da tradição oral e o fortalecimento da identidade cultural macaense. As próximas edições previstas serão nos meses de junho e agosto.

Em um clima marinho com elementos característicos como conchas e estrelas do mar, o evento contou com a participação da representante do grupo “Patranha”, de Casimiro de Abreu, Shirlene Jardim, além do HistoriArte, da rede municipal de Macaé. O estudante Manoel Henrique de Almeida Barreto ouviu as histórias acompanhado da mãe, a estudante de Pedagogia Kely de Almeida. "Gosto muito de histórias divertidas. Tudo é muito legal", conta o menino, de nove anos. Para Kely Almeida, a leitura é essencial. "Fiz questão de participar da programação. Mesmo antes de ingressar na faculdade, eu já admirava a contação de histórias. Me inscrevi no curso de formação para contadores e estou amando", conta.

As integrantes do grupo HistoriArte, Margarida Barcelos, Gisele Souza, Ana Paula Mattos, Cristina Terra e Fabiano Salgado, destacaram histórias sobre o dia a dia que aguçaram o imaginário do público. As estudantes do curso de Formação de Professores, Isabelli Lissa Freitas e Yasmin Nunes, elogiaram o evento. "A contação de histórias é uma forma de aprendizagem e contribui muito com o ensino", destaca Isabelli.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a contação de histórias consegue atrair alunos de todos os segmentos. “Estamos felizes com os resultados. Os contadores de histórias provocam o gosto pela leitura, escrita e arte", observou.

Curso ensina contar histórias

Para intensificar o trabalho, a rede municipal promove o curso "Arte de contar e cantar histórias", que apresenta questões teóricas e práticas, como desenvolvimento de técnicas, memorização, além de preparação do repertório e da narração. São enfocados escritores como Monteiro Lobato, Bia Bedran e Alberto Figueiredo Pimentel, escritor, jornalista e cronista macaense conhecido como o criador dos contos da Carochinha e primeiro brasileiro responsável por traduzir contos europeus e popularizá-los.

Além disso, segundo a coordenadora de Educação Extracurricular, Cynthia Gonçalves, a magia da contação de histórias também se estende para o ônibus Biblioteca sobre Rodas. A biblioteca itinerante, dotada de cerca de mil títulos, percorre escolas e outros espaços como praças, asilos, eventos ligados à prefeitura e instituições diversas. O trabalho também conta com o "Grupo HistoriArte", que segue um cronograma de visitas e leva de forma lúdica histórias por meio do conto e da leitura para todos os estudantes. A programação foi organizada pela equipe da Coordenadoria Extracurricular da Superintendência de Educação Integrada.


Fotos Relacionadas