Promoção Social continua trabalho de abordagem à população de rua

18/03/2005 15:41:37 - Jornalista:

Assistentes sociais da Secretaria de Promoção Social (SEMPROS), continuam o trabalho de abordagem à população de rua. Esta semana, a abordagem foi feita na Praça Veríssimo de Mello, onde um grupo de homens e mulheres dormiam no coreto e viviam da confecção de bijuterias. No local vivia ainda um casal com uma criança de apenas seis dias de vida.

A assistente social Selma Pinheiro Galvão, que procedeu a abordagem, anotou o nome de todas as pessoas que solicitaram passagens para retornarem aos seus lugares de origem. Foram solicitadas passagens para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Recife. A SEMPROS já está providenciando o retorno dessas pessoas as suas cidades.

Na opinião do secretário de Promoção Social, Waldeci Brandão, a medida, muitas vezes é paliativa, pois daqui a algum tempo essas pessoas retornam a Macaé à procura de uma oportunidade de trabalho. “Não podemos privar essas pessoas do direito de ir e vir, conforme reza a Constituição. Os que acabam indo parar nas ruas é porque não tem qualificação profissional para se estabelecer no município. Por falta de oportunidade, infelizmente elas acabam nas ruas”, falou.