Promoção Social intensifica abordagem à população de rua

23/02/2005 15:00:31 - Jornalista:

Prosseguindo as abordagens à população de rua, a secretaria de Promoção Social de Macaé - Sempros, realizou, na terça feira, 22, mais uma investida, para retirar das ruas, pessoas vindas de outros municípios, em situação de abandono. Desta vez, a investida foi ao lado do antigo Cine Clube, onde três homens e uma mulher, dormiam embaixo da marquise.

De acordo com assistente social, Selma Pinheiro, que procedeu a operação, eles alegaram morar em Campos, mas não quiseram retornar à cidade de origem. “Não fizemos nada, pois não podemos ir contra ao direito de ir e vir das pessoas”, explicou.

Com o grupo, foram encontradas latas de cola tóxica, usadas como droga. A Guarda Municipal apreendeu as latas e ameaçou levar todos para a 123ª Delegacia de Polícia, caso não abandonassem o local.

Diante da negativa do grupo em retornar a Campos e da afirmativa da guarda de que eles não poderiam permanecer, nas ruas da cidade, o grupo abandonou o local, tomando rumo ignorado.

Essa é a segunda abordagem feita pela secretaria este ano, atendendo pedido de moradores incomodados com a presença dessas pessoas nas ruas.

Segundo o secretário de Promoção Social, Waldecy Brandão, o problema não é somente social. “Já abordamos diversas pessoas que perambulam pelas ruas de Macaé e dormindo embaixo das marquises, mas não tem adiantado nada. Grande parte vem de outros municípios que, na maioria das vezes, não as querem de volta, deixando o problema nas nossas mãos”, disse.


Brandão explicou ainda, que a secretaria de Promoção Social adotará nova diretriz de trabalho com essa população. “Nas próximas abordagens, as assistentes sociais anotarão nomes e endereços dessas pessoas e, em seguida, será feito contato com a secretaria de Promoção da cidade de onde vieram. Tentaremos, através de diálogo amigável, retorna-las a seus lugares de origem. Mas para isso, é preciso boa vontade dos municípios envolvidos”, enfatizou.