Pronto Socorro do Aeroporto: unidade se destaca como referência em atendimento

22/05/2015 14:26:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Em um ano, a média mensal de procedimentos e atendimentos cresceu 43%

A população que conta com o atendimento no Pronto Socorro do Parque Aeroporto comemora os avanços conquistados, especialmente no último ano. No período, o número de procedimentos e atendimentos cresceu 43%, chegando a 43 mil por mês. Entre os resultados positivos está ainda o aumento, em cerca de 40%, do número de coletas para exames preventivos. Os atendimentos também foram ampliados no setor de vacinação (30%) e de ultrassonografia (27%). Além disso, o pronto socorro passou a contar com novas especialidades e mais médicos.

- Os resultados no PS Aeroporto fazem parte de todo um esforço da prefeitura para a melhoria de rede de saúde pública, especialmente no segmento de urgência e emergência, que são as portas de entrada dos pacientes que não podem esperar. A cada mês, estamos fazendo com que elas se tornem mais qualificadas e humanizadas para satisfazer a população -, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Reis.



Com a possibilidade de se fazer mais coletas para o papanicolau, o tempo para a marcação desse procedimento diminuiu. Desde julho de 2014, quando a prefeitura intensificou a atuação do profissional da enfermagem, uma enfermeira faz a coleta do exame preventivo e ainda colabora com a triagem dos pacientes, agilizando os atendimentos.

- Optei pela coleta para o exame preventivo com a enfermeira pela facilidade da marcação e também porque gostei da atenção que recebo da profissional. Durante o atendimento, em caso de dúvidas, ela nos direciona a um especialista e até nos auxilia a marcar a consulta -, disse a moradora do bairro São José do Barreto, Marcilene dos Santos, de 36 anos.

Horário estendido de vacinação

Houve mudança de estratégia, também bem sucedida, no setor de vacinas. Há cerca de um mês, o horário das vacinas do calendário foi estendido, das 8h às 17h, para até às 19h. O Pronto Socorro do Aeroporto é referência municipal nessa área, fazendo vacinação de emergência 24h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Com a ampliação do horário, o atendimento regular cresceu em torno de 30%. No período de 21 de abril a 19 de maio, 1.291pessoas foram vacinadas.

Ampliação do número de médicos

O quadro profissional do pronto socorro foi reforçado. Agora a população conta com mais cinco especialidades: endocrinologia, reumatologia, hematologia, pneumatologia e geriatria. As especialidades já existentes ganharam reforço no atendimento com mais médicos. Mais três ginecologistas, perfazendo-se sete; mais um cardiologistas, somando-se quatro, e mais um psiquiatra, totalizando-se cinco. Há também um alergista/imunologista; um clínico; três dermatologistas, dois ginecologistas-obstetras, um nefrologista, dois neurologistas, um nutricionista, um ortopedista, quatro pediatras; duas psicólogas. O quadro tem médicos em 19 especialidades clínicas e cirúrgicas e 38 médicos e plantão 24 horas.

Superando metas

Há um ano, o Pronto Socorro do Parque Aeroporto recebeu uma sala de ultrassonografia. Com a atuação de mais dois médicos especialistas na área, somente em abril deste ano, o setor atendeu a 761 pacientes que moram nas proximidades ou que são encaminhados pela Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, 27% a mais do que a meta. A unidade se destaca também em radiografias. Ela produz quase a totalidade das realizadas pela rede municipal.

Atendimento de referência

O PS do Parque Aeroporto é referência em atendimentos psiquiátricos no município. Em um ano, o número mensal de procedimentos emergenciais da equipe de assistência social aumentou de 500 para 722, em abril, o que corresponde a 44%. A unidade oferece ainda atendimento psicológico. Duas equipes, uma com turno de 12h e outra 24h, totalizando dez assistentes sociais, além de duas psicólogas e quatro psiquiatras atuam no setor.

A unidade se destaca também por ser referência municipal para qualquer tipo de curativo. Os classificados como limpos, ou seja, que não estão infeccionados, são realizados no turno da manhã e os com infecção, à tarde. Os atendimentos programados são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Entretanto, o serviço é prestado 24h, ainda aos sábados, domingos e feridos nos casos de urgência. No meio da semana, diariamente, a unidade chega a contabilizar de 70 a 95 curativos. O Atendimento diário, aos fins de semana, atinge uma média de 140 procedimentos. Os pacientes podem ser encaminhados pela equipe de enfermagem a clínicos ou dermatologistas da própria unidade, no mesmo dia. Caso seja necessário, são realizadas pequenas cirurgias às terças e quartas-feiras.

Outro atendimento de referência são os testes para alergias respiratórias e de contato, referentes a patologias dermatológicas. Eles são necessários ao tratamento da asma, rinite e reações a picadas de mosquito. O resultado dos testes respiratórios sai na hora e o paciente já recebe a primeira dose da vacina e assiste a uma palestra de orientação para o tratamento. Em seguida, ele ganha dois meses de vacinas.