Prova de Acqua Ride abre temporada do Fest Verão na serra

22/02/2005 16:39:06 - Jornalista:

Glicério, na região serrana de Macaé, viveu um fim de semana, 19 e 20 de fevereiro, voltado para os esportes radicais. No distrito foi realizada a abertura dos Jogos Radicais de Verão que fazem parte do Fest Verão 2005 da prefeitura de Macaé. O evento reuniu uma juventude bonita, formada por atletas macaenses e de várias partes do Brasil, que participaram da 1º Etapa do Campeonato Brasileiro de Acgua Ride.

O campeonato, organizado por Gerson Nunes, coordenador de turismo na região serrana da MacaéTur e pela Desema -Turismo de Aventura, contou com a parceria da secretaria Municipal de Esporte e Lazer e levou a Glicério dezenas de pessoas que curtem os esportes radicais. O evento, disse Gerson Nunes, representou a retomada das atividades dos esportes radicais na serra macaense, indicando que o Fest Verão vai incluir sempre os esportes radicais em sua programação.

Como as corredeiras do Rio São Pedro são ideais para esse tipo de atividade, a prefeitura, através da MacaéTur, iniciou a restauração de uma casa, situada no centro do distrito, que vai abrigar a Escolinha de Canoagem e funcionará como um centro de informações aos turistas e, na parte de trás, será construída uma praça destinada ao desenvolvimento dos esportes radicais na serra.

Conforme Gerson, a Escolinha de Canoagem, que conta com 60 alunos, está recebendo apoio da nova administração municipal e funcionará com uma nova concepção e equipamentos mais modernos. O professor Fábio continuará à frente da escolinha e o objetivo da coordenação de turismo da região serrana é efetuar a troca dos barcos, que hoje são de fibra e exigem muita manutenção, por barcos de plástico, mais leves e de fácil manuseio.


Mais de 30 atletas participam da competição

Seis atletas de Macaé e 29 de vários pontos do país participaram, da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, domingo, 20/02, nas corredeiras do Rio São Pedro. O evento, que faz parte do Fest Verão 2005 da prefeitura, organizado pela MacaéTur, com o apoio da secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi um sucesso e animou o centro de Glicério.

De Macaé participaram Davidson, Diogo, Laurinho, Rogério, Glauber e Vavá, todos acostumados a praticar a modalidade nas corredeiras do município. Os atletas macaenses estavam satisfeitos com a competição e vão solicitar à MacaéTur a aquisição dos botes para continuarem o treinamento e representarem o município em eventos realizados em outros locais. Os outros atletas participantes da prova vieram de várias partes do Brasil, como Jundiaí, Socorro, Bertioga, Brotas, Piraju, Pedreira, São Caetano (SP), Extrema e Itamonte (MG) Três Coroas (RS), entre outras.

A prova aconteceu em cinco categorias: Iniciante, Amador, Profissional, Master e Feminino, com duas descidas em cada modalidade. O critério para o desempate foi o melhor tempo na segunda prova. Os atletas visitantes consideraram a pista, de 300 metros, que conta com uma passarela em toda sua extensão, muito propícia à atividade de água ride. Elogiaram a infra-estrutura local e o carinho, tanto da população quanto da organização do evento. Os vencedores da categoria profissional (1º, 2º e 3º lugares) receberam prêmios em dinheiro. Para as demais categorias, os prêmios foram materiais de uso para as provas.

Confira o resultado do campeonato

Categoria Iniciante

1º lugar - Augusto – de Jundiaí =- 1m29s
2º lugar - Davidson – de Glicério – 1m39s
3º lugar - Laurinho – de Glicério – 1m44s
4º lugar - Diogo – de Glicério – 1m44s
5º lugar - Glauber – de Glicério – 1m45s
6º lugar - Michel – de São Caetano – 1m45s
7º lugar - Rogério – de Glicério – 1m48s
8º lugar - Odilon – de Itamonte – 1m52s

Categoria Amador

1º lugar - Rodrigo – Itamonte – 1m31s
2º lugar - Januário – Jundiaí – 1m38s
3º lugar - Márcio – São Caetano – 1m50s
4º lugar - Herbert – Jundiaí – 1m56s

Categoria Master

1º lugar - Caio – Jundiaí – 1m26s
2º lugar - Serginho – Pedreira – 1m38s
3º lugar - Tarcísio – Socorro - 1m40s
4º lugar - Everaldo – Glicério – 1m42s

Categoria Feminino

1º lugar - Stéphane – Jundiaí – 1m37s
2º lugar - Carolina – São Paulo – 1m41s
3º lugar - Érika – Jundiaí – 1m44s
4º lugar - Kátia – Extrema – 1m52s
5º lugar - Priscila – Jundiaí – 1m57s

Categoria Profissional

Na categoria Profissional os campeões foram atletas da cidade de Jundiaí (SP). O melhor tempo foi do atleta Thiago Feio, que percorreu a pista em 1m21s. Segundo os atletas da cidade paulista, em Jundiaí não há rio próprio à prática da modalidade. Eles, apaixonados pelo esporte radical, treinam em rios de outras cidades da região e participam de eventos em vários pontos do país.

1º lugar – Thiago Feio – Jundiaí - 1m21s
2º lugar - Simpson – Jundiaí – 1m30s
3º lugar – Ricardo Carvalho – Itamonte – 1m30s
4º lugar – Juliano – Jundiaí – 1m34s
5º lugar – Felipe – Jundiaí – 1m37s
6º lugar – Thiago Bedin – Jundiaí – 1m38s
7º lugar – Ricardo – Jundiaí – 1m40s
8º lugar – Ivan – Jundiaí - 1m43s