Qualificação profissional anuncia curso para condutores de ambulância

03/03/2021 17:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação Secretaria de Qualificação

Curso de Atendimento pré-hospitalar (APH) trará novas normas e técnicas da área

Qualificar profissionais que conduzem ambulâncias, visando o aperfeiçoamento através das novas normas e técnicas de condutas da profissão. Esta é a proposta do curso de Atendimento pré-hospitalar (APH), formação que será implementada pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, que é vinculada à Secretaria de Educação e que recebe o aval do Governo do Estado.

Para o desenvolvimento da formação, o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, esteve com os idealizadores do projeto, o chefe de Divisão Especial de Transportes de Macaé e coordenador de Urgência e Emergência 192, Solimar Silva, acompanhado de Wanessa Reis, coordenadora Administrativa e de Enfermagem da Emergência 192. Os outros mentores da iniciativa são Antônio Onimaru, médico e ex-consultor técnico do Ministério da Saúde e o técnico de enfermagem do Corpo de Bombeiros, Alan Lima.

Segundo Denis Madureira, é uma honra tratar de um projeto piloto de fundamental importância. "O curso visa garantir formação continuada para condutores de ambulância, para que também possam contribuir com médicos e enfermeiros", destaca.

Durante o encontro, foi destacada a necessidade da qualificação para condutor de ambulância conforme suas necessidades no mercado de trabalho, público ou privado, destacando a inclusão às inovações e demandas que a função exige.

As abordagens do curso tem as propostas como: promover atualização profissional relacionadas com as necessidades do profissional das unidades pré-hospitalares fixas e móveis de Macaé; ter visão global do processo de condução veicular dos diversos tipos de ambulâncias; apresentar competência do curso de Condutor de Ambulância; assimilar a importância do comportamento do condutor; definir os conceitos relacionados a função; reconhecer a contribuição do condutor de ambulância para o desenvolvimento com a equipe e comunidade; definir as competências necessárias para o condutor de ambulância em sua atividade laboral e orientar sobre o trânsito.

O curso será de 160 horas, com início em data ainda a ser divulgada. Os requisitos de ingresso será idade mínima de 21 anos e estar habilitado dentro da sua categoria e suas normas (CONTRAN Nº 168/2004). Serão 20 horas semanais, com conteúdos específicos e temas transversais e de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Curso - Vale lembrar que, recentemente, o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, recebeu as representantes da Faculdade Estácio de Sá, Renata Silva e Natasha Motta. Na ocasião, foi destacado o convênio que garante a bolsa de 55% de desconto, durante todo o curso de Graduação e Pós-Graduação para os servidores e seus dependentes.