Quarta-feira e último dia da pré-matrícula

20/02/2018 15:21:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Print screen

Oportunidade é válida para quem perdeu as etapas anteriores e para recém-chegados no município

Termina às 17 horas desta quarta-feira (21) o prazo de pré-matrícula na rede municipal. Esta é a última chance para aqueles que perderam as quatro etapas anteriores realizadas de novembro a fevereiro. O cadastro deve ser feito no endereço eletrônico http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/. Quem quiser estudar na região serrana, o processo acontece apenas nas próprias escolas.

A oportunidade, direcionada aos candidatos que não fazem parte do sistema municipal, está sendo bastante aproveitada. Glaice Helen Correia, de 16 anos, recém-chegada de Belém (PA), fez questão de se cadastrar. Ela confessou que não ficou atenta aos outros prazos, mas quando abriu esta nova data, não pensou duas vezes. "Estava preocupada, preciso voltar a estudar. Quero concluir o Ensino Fundamental e depois o Médio. Tenho que recuperar o tempo perdido", conta a moradora do Lagomar.

Para a pré-matrícula, os interessados devem apresentar nome completo do candidato, data de nascimento, certidão de casamento se for o caso de alunos mais velhos ou documento oficial que substitua. Além disso, o candidato deve declarar, conforme laudo clínico, se necessita de atendimento educacional especializado. Na lista são exigidos nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato, e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso.

Resultado

Para esta oportunidade estão sendo oferecidas vagas para estudantes de educação infantil; maternal I e II (dois e três anos); além de pré I e II (quatro e cinco anos); Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano; Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Ensino Médio. O resultado da quarta etapa da pré-matrícula será divulgado nesta sexta-feira (23) no site oficial da prefeitura.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta nova chance segue a proposta de universalizar o atendimento da rede, com o ingresso de todas as crianças na faixa de dois anos na escola. “Macaé antecipa a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021", pontua.

Matrícula será feita entre os dias 26 e 28

Os candidatos, se maiores de idade, ou pais e responsáveis pelos alunos, deverão comparecer entre os dias 26 (segunda-feira) e 28 (quarta-feira) com documentos específicos na escola para efetivação da matrícula. Devem ser fornecidos originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento, foto 3x4, carteira de vacinação atualizada, cartão Sus e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.

Para estudar no Ensino Fundamental, o aluno deve ter seis anos ou a completar no dia 31 de março de 2017. Já para Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos dos ciclos I ao V devem ter 15 anos completos ou a completar.

Os candidatos que não tiverem nomes incluídos no resultado da pré-matrícula estarão automaticamente no cadastro reserva, uma vez que o Serviço de Cadastro e Movimentação de Alunos fará a convocação ao longo do ano letivo de 2018. O quantitativo de vagas oferecidas obedece aos seguintes critérios: número de salas existentes, capacidade física das salas de aula, previsão de alunos por turmas e vagas existentes.