Rede municipal: aulas terminam nesta sexta-feira

17/12/2014 17:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

O recesso escolar para mais de 37 mil alunos da rede municipal de ensino começa nesta sexta-feira (19). Para o próximo ano letivo, estão sendo traçados detalhes projetos pedagógicos, que visam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino das escolas municipais situadas na área central e Serra.

No decorrer desta semana, as atividades desenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Médio, Superior e Profissionalizante já estão sendo encerradas. Os professores e alunos estão em fase de provas finais e conselhos de classe. Os professores vão atuar até a próxima terça-feira (23).

A volta ao trabalho dos professores será no dia dois de fevereiro, incluindo a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e o Colégio de Aplicação (CAp). Neste período eles vão participar de planejamento pedagógico. Já no dia três de fevereiro, será realizado o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe). No dia quatro de fevereiro, o ano letivo começa para os estudantes das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o próximo ano letivo será marcado pela continuidade de ações que visam reforçar o processo ensino-aprendizagem. Entre os projetos estão curso de Formação Continuada para educadores e outros profissionais que atuam na rede municipal, projeto de Iniciação à Robótica e a continuidade do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Metas - Para o próximo ano, a Secretaria de Educação está integrando as equipes pedagógicas das subsecretarias da pasta para formular novas estratégias e intervenções pedagógicas, que visam reforçar o processo ensino-aprendizagem. “Nossos técnicos, gestores e pessoal de apoio estão empenhados em trabalhar em prol do nível de excelência da Educação Básica, que tanto almejamos”, finalizou Lúcia Thomaz.