Rede Municipal se prepara para expansão de escolas

08/03/2018 15:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Alunos da Escola MAI Carmem de Jesus França contarão com mais quatro novas salas

A rede municipal contará a partir deste mês de março, com a ampliação de espaços escolares para melhor atender alunos e profissionais. A expansão das escolas municipais tem como prioridade, universalizar o atendimento dos estudantes do segmento infantil, em especial aos alunos de dois anos. Para isso, os espaços estão recebendo intervenções como manutenção e reformas.

Uma delas é a da Escola Municipal de Educação Infantil MAI Carmem de Jesus França, na Praia Campista. Na segunda-feira (12), os alunos do espaço contarão com quatro novas salas. Na ocasião, os estudantes, pais ou responsáveis terão a oportunidade de conhecer o espaço ampliado, reformado e pintado. Com a ampliação, a capacidade do espaço vai atender 130 estudantes da Educação Infantil em horário integral. A creche é localizada na Avenida Nossa Senhora da Glória, 745. A unidade vai funcionar, agora, com oito salas de aula. Das quatro novas salas, três delas serão direcionadas a 54 alunos, exclusivamente na faixa de dois anos. Já a outra sala será "multimeios", dedicada a práticas de leitura, artes e demais linguagens. O espaço será equipado com diversos meios para interação, troca de conhecimento e aprendizagem.

A expansão da unidade também permitiu novos espaços como sala de professores, direção e secretaria e mais dois banheiros. Além disso, a escola também ganhou novos brinquedos do programa federal Brasil Carinhoso.

Mais escolas - Na lista de expansão de atendimento, também está prevista a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Arlete Ribeiro José. A unidade que atendia 70 alunos, terá a capacidade para receber 160 novos estudantes e contará com três novas salas de aula. O espaço que está passando por obra vai funcionar na Getúlio Vargas, 59, Miramar.

Já a Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, no Visconde terá novo endereço: Rua Leopoldina Araújo,400. O local, que está passando por adequação, contará com dez salas de aula, secretaria, refeitório, cozinha. O novo espaço vai permitir o atendimento de cerca de 200 estudantes.

Outra unidade será a Escola Municipal de Educação Infantil Elma Gregório Tereza, que vai funcionar na Ajuda de Cima para atender 180 alunos na faixa de dois a cinco anos. O espaço que vai funcionar em horário parcial nas dependências da Igreja Batista da Ajuda de Cima, localizada na rua Irmã Maria das Cinco Chagas, 40 (antiga rua Projetada 2), contará com dez salas de aula, refeitório cozinha, banheiro, sala de professores, secretaria e área externa para recreação. A intenção, segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, é atender a demanda dos estudantes da Educação Infantil, que moram na Ajuda de Cima, Bosque Azul e proximidades.

Guto acrescenta ainda que neste ano letivo, a rede municipal registrou o ingresso de 5 mil novos alunos. "Nos meses de dezembro e janeiro foram inauguradas três novas escolas na Barra, Malvinas e Lagomar, para cerca de 2 mil alunos. A previsão é contar com mais espaços ainda neste semestre", pontua.