Reforço à qualidade do ensino é meta da Educação

13/03/2017 10:45:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Foco é no aluno que precisa de maior atenção para atingir os objetivos propostos

Melhorar a cada dia a qualidade do ensino oferecido pelas escolas municipais de Macaé. Este é o principal objetivo da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, que está desenvolvendo, desde o início deste ano letivo, uma série de ações diretamente nas 20 escolas da rede que atendem os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. As ações já estão sendo implantadas, com foco em reforçar o aprendizado para os alunos que precisam de maior atenção para atingirem os objetivos propostos.

Entre as ações que serão implantadas, está a realização de uma prova de recuperação no mês de agosto, para que os alunos que não conseguirem alcançar os conteúdos dos dois primeiros bimestres tenham a chance de revisar os conteúdos e, consequentemente, melhorarem suas notas. As ações incluem ainda revisão dos conteúdos dos anos anteriores, melhor uso do material didático e combate à infrequência escolar.

Para os professores serão feitos seminários e eventos de reflexão e Orientação Pedagógica com ações de acompanhamento da revisão implantada nas escolas. As ações incluem ainda atenção especial aos alunos do 9º ano e do Ciclo V da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idade acima de 15 anos, que terão atendimento diferenciado, articulado com o Programa de Qualificação Profissional da Secretaria Adjunta de Qualificação.

Os alunos em distorção idade-série (ano de escolaridade) das turmas de 5º ano contarão com atendimento pedagógico específico com base no Caderno de Orientação Curricular (COC) e nos descritores da Prova Brasil.

- Na faixa etária do 6º ao 9º ano, hoje temos cerca de 10 mil alunos na rede. Estamos visitando todas as escolas para implantar as ações propostas, que incluem inserir na grade escolar a revisão de conteúdos das séries anteriores, principalmente para os alunos do 6º e do 9º ano, que iniciam novas fases da sua vida escolar, explicou a coordenadora Gelda Tavares.