Região Serrana: ações da prefeitura melhoram qualidade da água

10/05/2017 14:48:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Estação de Tratamento de Água de Trapiche conta com torre para armazenar e distribuir a água

A Prefeitura de Macaé realiza melhorias no serviço de abastecimento de água na Região Serrana. Nesta semana, ações da Secretaria Adjunta de Saneamento, que é responsável pelo saneamento básico da região serrana, promoveu reparos nos dois locais da rede de captação de água em Glicério.

Um local é situado na saída de Glicério, antes da subida para o Frade, e outro no Roncador, atravessando a Barragem da Usina Velha, entre Glicério e Frade. Os locais receberam limpeza, manutenção, troca de tubulações e colocação de tela para evitar a entrada de sujeira. Também recebeu limpeza e cloração a caixa d’água situada na área urbana de Glicério.

De acordo com o secretário de Saneamento, Ricardo Pereira, os reparos efetuados trouxeram melhoras na quantidade e qualidade da água, que chega às casas com mais força e limpa.

Outra ação da Secretaria, para melhorar a qualidade da água, aconteceu na Ciriaca, um dos points turísticos de Glicério. Foram efetuadas limpezas na captação e troca de canos e também a substituição do galão de dois mil litros onde a água era armazenada, por uma caixa d’água de cinco mil litros, que recebeu cloração antes da distribuição para a população.

Segundo a Secretaria de Saneamento, essas ações melhoraram a condição da água que chega aos pontos comerciais e residências da Ciriaca. Hoje, a água não falta nas torneiras, chega em maior quantidade e muito limpa, o que é comemorado pelos moradores locais.

Manutenção garante funcionamento da ETA de Trapiche

A prefeitura faz a manutenção na Estação de Tratamento de Água de Trapiche, garantindo água de qualidade aos moradores. De acordo com o secretário Ricardo Pereira, a água que os moradores do Trapiche recebem em suas residências para beber, lavar roupa, cozinhar, limpar as casas, isto é, para suas necessidades básicas, chega a todas as casas em quantidade suficiente e com qualidade.

Situada no centro da comunidade, em local amplo e mantido sempre limpo, a ETA de Trapiche conta com tanques de floculação, de decantação e de filtragem, torre para armazenar e distribuir a água, painéis de controle, sala para distribuição de produtos químicos, sala para armazenar os produtos e um pequeno laboratório.

Segundo o secretário Ricardo, a água que chega à ETA de Trapiche é de qualidade, considerada uma das melhores da região, sendo captada em manancial localizado próximo.

A água chega, é misturada e enviada ao decantador e recebe sulfato de alumínio e cal, seguindo para os filtros e para as caixas de água onde recebe o cloro, indo para o castelo d´água e distribuída para a população.

Para manter a ETA em funcionamento, a estação conta com o trabalho de um operador, Vitor Faturini, que trabalha em turno. Quando o turno do operador termina, ele é substituído, já que o cuidado com a ETA não pode parar e seu trabalho é fundamental para que a população tenha água de qualidade nas torneiras. Cabe a eles realizar de duas em duas horas a análise inicial da água.

Responsável pelo Laboratório da Secretaria de Saneamento, o engenheiro químico Carlos Renato Mariano explicou que essa coleta efetuada a cada duas horas mostra a necessidade ou não de serem acrescentados produtos para atingir o grau de turbidez considerado bom, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, abaixo de 0,5.

Semanalmente, a Secretaria de Saneamento faz a coleta de toda a água da região serrana distribuída à população. A água coletada é levada para análise no Laboratório da Secretaria de Saneamento, situado próximo à E-9, no Novo Horizonte. Após a análise, os registros coletados são enviados para a Vigilância Sanitária do Governo do Estado.

Além dos locais já atendidos, a Secretaria de Saneamento está com cronograma pronto para efetuar ações nos outros locais de coleta e armazenamento da água.


Fotos Relacionadas