Relação única de medicamentos irá gerar economicidade

21/03/2017 14:18:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Juranir Badaró

Lista reúne 496 remédios da atenção básica, alta e média complexidade

Como parte do resultado da Comissão de Padronização de Medicamentos Comuns e Controlados, criada em janeiro deste ano pelo governo municipal, foi publicada, no último sábado (18), a portaria SMS 01/2017, que institui a Relação Municipal de Medicamentos (Remune Macaé 2017). A lista reúne 496 remédios da atenção básica, alta e média complexidade. A ideia é aumentar a economicidade com a informação, padronização e uso racional dos medicamentos.

A coordenadora da Divisão Especial de Farmácia, Débora Certório, afirma que os meses de janeiro e fevereiro foram períodos de transição para unificação da lista. "Com essa relação única, vamos melhorar o acesso das pessoas aos medicamentos. Os itens da atenção básica já estão sendo normalizados e novas licitações estão programadas com base na relação. Com isso, o médico irá prescrever os medicamentos previstos na lista. A iniciativa é fundamental para rede e usuários", explica Débora.

A Remune Macaé 2017 tem parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do curso de Farmácia. Alunos e professores trabalham na confecção de um livro, que será disponibilizado na mesa dos profissionais de saúde. A lista segue ordem alfabética de acordo com especificação técnica e apresentação, além de informar o código de cadastro interno do item, classe terapêutica, categorias, financiamento, condições de uso e locais de acesso.

Mais de dois milhões de medicamentos são distribuídos, gratuitamente, em Macaé, por meio das 13 farmácias populares mantidas pelo município. O serviço de distribuição é ordenado e organizado pela Divisão Especial de Farmácia, local onde funciona a distribuição dos remédios para as farmácias. Para usar o serviço, basta apresentar receita da rede pública de saúde e documentos de identificação. Por mês, em média, são atendidas cerca de 30 mil receitas.

A Divisão atua em três áreas: atenção básica, especializada e estratégica. Além do atendimento básico, há ainda, relações de medicamentos restritos às especialidades médicas, que são fornecidos pela Assessoria Farmacêutica. Há também a atuação estratégica, com medicamentos focados em doenças epidêmicas como HIV, hanseníase, malária etc.

Mais acessos

Além das farmácias municipais, Macaé é sede do Polo Estadual de Assistência Farmacêutica, que abrange também municípios da região e oferece medicamentos para doenças crônicas, fornecidos pelo Estado. A Farmácia do Estado, por mês, alcança cerca de 1.100 receitas.

Outro programa implantado no município é a Farmácia Popular do Brasil, localizada na Rua Marcial Alves Moreira, 51, Cajueiros, abastecida pelo Ministério da Saúde e Fiocruz. Medicamentos para hipertensão, diabetes e asmas são gratuitos no espaço. O Programa possui duas modalidades: Rede Própria de Farmácias Populares e parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de "Aqui tem Farmácia Popular".

- Esse serviço é um pouco diferente, mas pode ajudar em caso de necessidade, na falta de algum medicamento na farmácia municipal. Na Farmácia Popular do Brasil, a pessoa pode chegar com a apresentação de documento junto com uma receita médica da rede pública ou privada. É possível encontrar medicamentos a valores muito baixos, preço de custo. E se na unidade não tiver o medicamento, ainda é possível encontrar em farmácias parceiras do programa - ressaltou Débora, citando que a Farmácia do Brasil atende, por mês, cerca de mil receitas médicas.