Resultado Inicial de Eleição de Diretor e Divulgado

12/11/2018 15:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

Processo busca a efetivação da gestão democrática nas unidades escolares

O resultado da avaliação de conhecimento e habilidades gerenciais, aplicada para os candidatos do processo seletivo para diretores gerais e adjuntos nas escolas, foi divulgado nesta segunda-feira (12). Os dados desta primeira etapa estão afixados no mural da Secretaria de Educação, na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, Novo Botafogo, próximo ao Senai, e no portal da Prefeitura de Macaé.

Macaé é uma das poucas cidades da região a contar com eleições para diretores. O objetivo é a efetivação da gestão democrática. A rede municipal de Macaé conta com 230 diretores gerais e adjuntos.

Os candidatos que não concordarem com os resultados poderão protocolar recursos junto à Comissão Eleitoral Central, na terça-feira (13) e quarta-feira (14), das 10h às 16h, na sede de Secretaria de Educação.

Outras fases previstas são cadastro das chapas; apresentação de Plano de Gestão à Comunidade Escolar e campanha eleitoral. O edital com os critérios e alterações para participação está divulgado no portal da prefeitura.

Chapas - Os aprovados deverão inscrever as chapas completas para concorrer ao processo eleitoral no período de 21 e 22 deste mês, das 10h às 16h, junto à Comissão Eleitoral Central, na Secretaria de Educação, com documentos. Poderão votar alunos das turmas de 6º ao 9º ano e Ensino Médio, pais e responsáveis legais pelos alunos da Educação Infantil e estudantes de 1º ao 5º ano, além de membros do Magistério e demais servidores lotados nas escolas.

Plano de Gestão deve ser apresentado

No ato da entrega do Plano de Gestão, o inscrito informará dia e horário escolhidos para apresentação na Unidade Escolar, que faz parte da segunda etapa do processo seletivo, obrigatória, sem caráter eliminatório ou classificatório, entre os dias 23 e 26 de novembro. O documento deve abranger identificação e caracterização da unidade escolar e os aspectos administrativos, financeiros e pedagógicos, com metas e estratégias. A Comissão Eleitoral Central acompanhará o cronograma.

Após essa etapa, será iniciado o período eleitoral, que vai acontecer entre os dias 27 a 30 de novembro. A eleição nas escolas será no dia 4 de dezembro nos turnos de funcionamento das unidades. A Secretaria de Educação vai designar, por portaria, uma Comissão Eleitoral Central para orientar, supervisionar e acompanhar todo o processo.

Resultado - O resultado final da eleição será liberado no dia 6 de dezembro, a partir das 16h, na Secretaria de Educação, com listagem fixada no mural e na sala da Comissão Eleitoral Central. Aqueles que não concordarem com o resultado final da eleição poderão protocolar seus recursos junto à comissão Eleitoral Central, entre os dias 7 a 10 de dezembro de 2018, de 10h às 16h, na sede da secretaria. Os resultados dos recursos e a divulgação dos eleitos será no dia 13 de dezembro. De 16 a 30 de dezembro haverá a transição da gestão.

Os diretores eleitos exercerão mandato de três anos. Durante a atuação, eles terão que participar dos cursos de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, formação específica para a área.