Reunião discute turismo sustentável em Jurubatiba

17/03/2005 16:42:42 - Jornalista:

Municípios se unem para discutir a melhor forma de garantir a proteção das belezas do Parque Nacional de Jurubatiba. O objetivo é construir um modelo de turismo sustentável no entorno do parque.

Em reunião realizada ontem (16), no auditório da prefeitura de Macaé, com a presença da coordenadora do Plano de Manejo do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (Parna-Jurubatiba), Maria Fernanda Quintela, foram esclarecidas várias dúvidas relacionadas às questões fundiárias e ao cronograma de ações. Nessa ocasião, foi feita também a apresentação do projeto Jurubatiba Sustentável, elaborado em 2002, com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente. Participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente de Macaé, Fernando Marcelo Tavares, o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Carapebus, Marcelo Alves, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quissamã, Aroldo Carneiro da Silva.

A reunião foi o primeiro passo da formação de parcerias para implantação do projeto Jurubatiba Sustentável, que tem a coordenação da Associação dos Amigos do Parque Nacional de Jurubatiba (Apaj). A orientação metodológica do projeto é inspirada no conceito de Turismo Sustentável, que caracteriza uma nova proposta de desenvolvimento turístico. O conceito é baseado no compromisso de conservação dos recursos naturais, valorização do patrimônio cultural e geração de benefícios diretos à população que vive no entorno do parque. O objetivo é auxiliar na consolidação da área protegida, na minimização da pressão do homem no meio ambiente e, conseqüentemente, na conservação da biodiversidade em escala global.

Os detalhes do projeto e a composição de parcerias estão na pauta da reunião técnica que ficou agendada para o mês de abril, envolvendo os secretários dos municípios de abrangência do parque: Macaé, Quissamã e Carapebus, Farão parte das discussões o diretor do Parna, Eduardo Jalles Jardim, a coordenadora do Plano de Manejo, Maria Fernanda Quintela, e a coordenadora geral do projeto Jurubatiba Sustentável, Dalila Silva Mello.