Ricardo Meirelles celebra 40 anos como teatrólogo e lança livro

21/10/2016 12:08:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: João Barreto

Fundação Macaé de Cultura apoia disseminação artística literária de obras contemporâneas

Para as cerca de 150 pessoas presentes no lançamento do livro 'Disse Adeus às Ilusões e Embarcou para Hollywood', ocorrido na noite desta quinta-feira (20), no Solar dos Mellos, o teatrólogo Ricardo Meirelles (68) fez jus ao fato de ser a grande referência cultural de Macaé nos dias atuais. Há 40 anos o sonho de ter suas peças de teatro encenadas a nível nacional foi realizado. A partir de então, premiações pelas mãos de ministros da Cultura e citações positivas de críticos em grandes jornais passaram a ser comuns.

No evento no Solar dos Mellos, órgão público vinculado à Fundação Macaé de Cultura (FMC), havia uma sala com 21 painéis mostrando suas peças como, por exemplo, 'Ferocidade', 'Um Convidado Especial', 'A Noite de Tereza Cibalena', 'Amigos' e outras. Também havia registro, nesse espaço, acostumado a exibir exposições culturais, de quesitos como a máquina de escrever que Ricardo utilizava para compor suas peças, na década de 1970, além de lembranças de seus manuscritos e rascunhos.

Em sua trajetória ocorreu, em fins do século passado, exibição de algumas de suas peças em várias capitais brasileiras e internacionais como Reykjavík (IS) e Caracas (VEN), além da cidade alemã de Colônia. Ricardo, que também teve em Macaé a função de vice-prefeito e professor de História, atualmente é o vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da FMC.

Uma vitória pessoal e de Macaé

Presente ao evento estava o professor José Augusto Abreu Aguiar. Ele disse que os 40 anos do teatrólogo no ramo da dramaturgia representa uma vitória pessoal e da cidade de Macaé. "Ricardo poderia alçar voos maiores, mas não quis deixar sua cidade. Mesmo assim seu nome está gravado na história do teatro brasileiro", justifica.

Representando a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Tânia Jardim,  Jorge Magalhães disse que Ricardo Meirelles é um expoente da cultura de Macaé, sendo motivo de orgulho para os macaenses como teatrólogo e como professor, tendo uma obra importante, vasta e rica.

Já o jornalista e fotógrafo Romulo Campos foi enfático. "Ser contemporâneo de Ricardo Meirelles é algo sensacional e dividir com ele alguns trabalhos preencheu a minha vida significativamente. Ele é um dos mais expressivos e importantes dramaturgos brasileiros", comenta.

A escritora e professora de Literatura aposentada Regina Celi fez uma ligação entre o fato do autor ser concomitantemente historiador e teatrólogo, como ter elevada cultura expressada em suas peças. "Além do mais seus textos focam na esfera social e de relações humanas", analisa.

- A obra dele é atual mesmo tendo sido escrita há décadas. Levo para ele conferir e avaliar meus projetos culturais – afirma o diretor de teatro Márcio Gonçalves, acrescentando que: "Ricardo escreve o cotidiano com espírito visionário. Sua obra é o que temos de maior brilho na literatura teatral macaense".

Histórico do autor

Em abril de 1976 deu-se a primeira montagem a nível nacional da peça 'Disse Adeus às Ilusões e Embarcou para Hollywood'. A capital gaúcha (Porto Alegre) teve em seu teatro de Arena sua exibição, cuja interpretação coube às atrizes Ivone Hoffmann e Marlise Sauerssig; o diretor foi Jairo de Andrade. A sinopse dessa peça é a seguinte: duas mulheres criam fantasia absurda para compensar a solidão e a falta de perspectiva de vida.

Com essa peça valorizada e encenada em Porto Alegre, Ricardo Meirelles pode se lançar de modo mais eficaz para a dramaturgia nacional, partindo do fato que dois anos antes, em 1974, houve a leitura desse mesmo texto, na cidade de São Paulo. Esse trabalho foi lido por Regina Duarte (na época chamada carinhosamente de namoradinha do Brasil, devido ao sucesso da novela Carinhoso) e Ethi Freiser, dirigida por Silvio Zimber, no teatro Paiol.

Incentivado a escrever, o teatrólogo produziu as peças 'Ferocidade' e 'Palácio dos Urubus', exibidas nas cidades brasileiras de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus e nas cidades europeias de Colônia e Reykjavic, além da sul-americana Caracas, capital da Venezuela.

Em 2001 o grupo teatral Acto, de Macaé, fez a Mostra de Teatro 'Ricardo Meirelles', com as peças: 'Amigos', 'Disse Adeus às Ilusões e Embarcou para Hollywood', 'Delicioso Horror' e 'Um Convidado Especial'. Elas foram exibidas no Teatro Municipal de Macaé. A última peça que ele escreveu foi terminada no final de 2015, intitulada 'Depois daquela Noite'.

Texto publicado em alemão sobre o trabalho do teatrólogo elogia seus textos, inclusive rádio daquele país referiu-se positivamente a suas peças. Publicações e fotos, nas quais os ministros da Cultura Aluízio Pimenta e Ney Braga lhe conferem homenagens e medalhas, além de citações positivas de críticos no extinto Jornal do Brasil (JB) e nos jornais O Globo e Correio do Povo (Porto Alegre), também podiam ser vistas no Solar dos Mellos.

- Escrever para mim é uma grande alegria e ter nesses quarenta anos meus trabalhos como teatrólogo reconhecidos aumenta ainda mais minha felicidade, quando passei em minhas peças assuntos concernentes ao dia a dia das pessoas no mundo atual – conclui o teatrólogo.


Fotos Relacionadas