Rio + Varejo acontece em Macaé nesta quinta

05/12/2017 12:01:00 - Jornalista: Divulgação do evento

Objetivo é discutir revitalização da economia fluminense

O movimento Rio+Varejo vai ser promovido em Macaé, nesta quinta-feira, (7), às 19h, na Câmara Municipal, para criar pontes com toda sociedade civil na retomada do varejo e na revitalização da economia fluminense. O evento é uma realização da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL-RJ) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município.

O presidente da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, explica que o Rio+Varejo, organizado pelas empresas Fatore e Smartt Mídia, tem a finalidade de, em cada cidade, atuar como um micro fórum de desenvolvimento, comércio e empreendedorismo, com o envolvimento dos poderes públicos e do empresariado local na retomada do comércio no Estado.

O presidente da CDL Macaé, Luis Henrique de Souza Fragoso, destaca a união em defesa do comércio, “uma atividade que emprega, gera riquezas e mantém viva a economia das cidades”. Fragoso explica a necessidade de integração dos diferentes atores, que é a proposta do Rio+Varejo, como Associação Comercial, Firjan, Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Trabalhadores, entre outros, como Bureau Convention, Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal.

Marcelo Mérida lembra que o Rio+Varejo vai apresentar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), mostrar o tamanho do comércio em cada cidade e seu impacto na economia fluminense, propor duas soluções para demandas, com assinatura de termo de compromisso e posterior concessão de título de Cidade Parceira do Varejo.

O presidente da CDL de Macaé também se reuniu com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de Gustavo Vagner, que considerou a iniciativa da FCDL-RJ e da entidade local, fundamental para debater medidas comuns de fortalecimento do comércio.

O Rio+Varejo terá como objetivo debater o Plano Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV), o envolvimento dos diferentes segmentos, a participação do poder público e do empresariado local na retomada do Comércio no Estado. A missão é oferecer aos municípios ferramenta para criação de diálogo com o protagonismo no esforço de aproximar os diferentes atores e discutir políticas públicas, iniciativas de integração com a sociedade civil, ferramentas colaborativas, capazes de fortalecer o território das empresas de pequeno porte e das micro e pequenas empresas individuais, no segmento do comércio e do varejo.

Como resultado do debate entre os participantes do Rio+Varejo, será elaborada uma pauta de demandas do setor ao município e a assinatura do Termo de Cidade Parceira do Varejo. Os Micro Fóruns Rio+Varejo vão permitir, também, a oportunidade de nivelar informações sobre os projetos que beneficiam o setor lojista e apontar ideias que serão encaminhadas pela FCDL-RJ para a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

O público-alvo do Rio+Varejo será formado por comerciantes, empreendedores, microempresários, pequenos empresários, gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada.

Serão realizados Micros Fóruns do Rio+Varejo em cidades chaves, no território das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) fluminenses definidas por microrregiões: Rio de Janeiro, Niterói, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Três Rios, Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Maricá, Rio das Ostras, Campos e Macaé.