Riverton apresenta a governador capixaba proposta da Competro

13/04/2005 15:19:29 - Jornalista: Eduardo Lemos

O prefeito Riverton Mussi (PSDB) apresentou nesta terça-feira (12), ao governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido), o projeto para a criação da Confederação Nacional dos Municípios Produtores de Petróleo (Competro). O encontro do prefeito de Macaé com o Governador do Espírito Santo aconteceu depois da participação de Riverton na Vitória Oil & Gas, a primeira feira realizada na capital do Espírito Santo para a indústria do petróleo e gás.

Nos últimos quatro anos, a produção de petróleo no Espírito Santo aumentou de nove mil barris por dia para 43 mil, segundo a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Riverton explicou ao governador a necessidade de se criar uma Confederação Nacional para lutar pelos interesses em comum dos municípios produtores de petróleo em águas profundas. “É preciso que tanto os municípios do Estado do Rio como todos os outros do país que produzem petróleo estejam juntos para reivindicar objetivos que atingem essas cidades”, comentou o prefeito.

Na opinião dele, a união entre as cidades produtoras de petróleo soma notoriedade para defender a permanência do repasse dos royalties somente para os municípios que produzem o petróleo. “Nossa posição é que os royalties fiquem nas cidades onde o petróleo é produzido, porque arcamos com toda uma série de conseqüências gerada pela cadeia petrolífera. Nada mais justo do que essa compensação financeira”, disse.

O prefeito é contra a proposta de um deputado federal de Santa Catarina, que quer dividir os royalties entre todos os municípios do país, inclusive para os não-produtores do óleo. Riverton passou algumas informações sobre a indústria offshore de Macaé ao governador capixaba e comentou a necessidade de ser implantado um desenvolvimento sustentável para as cidades produtoras de petróleo e gás.

Após o encontro com o governador, o prefeito de Macaé se reuniu com os chefes do Executivo de Linhares, José Carlos Elias (PTB-ES); de São Mateus, Lauriano Marco Zancanela (PPS-ES) e de Presidente Kennedy, Aluízio Carlos Correa (PL-ES). Durante a reunião, Riverton discutiu a importância da implantação da Competro para as cidades do Rio e de todos os outros estados.

O objetivo do prefeito é fazer contato com outros prefeitos e políticos para dar prosseguimento à implantação da Competro e com isso, criar mecanismos para fortalecer os municípios produtores de petróleo em águas profundas.

Prefeito visita Vitória Oil & Gas

Estandes de empresas petrolíferas e outros expositores da indústria offshore foram visitados na tarde desta terça-feira pelo prefeito de Macaé na Vitória Oil & Gas, que discute as perspectivas de exploração, produção e investimento em petróleo e gás. Foram debatidos temas ligados às demandas do mercado com a participação de empresários, representantes de universidades em conferências sobre o setor, líderes políticos e sociedade.

Gás natural, meio ambiente, responsabilidade social e estratégias para o desenvolvimento do fornecimento estão sendo discutidos durante a Vitória Oil & Gas, que acontece até esta quarta-feira (13). O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e pela Onip.