Riverton defende na Abav circuito integrado de turismo

27/10/2005 18:49:14 - Jornalista: Janira Braga e Simone Noronha

RIO - O prefeito de Macaé, Riverton Mussi (PSDB) defendeu nesta quinta-feira (27), durante a abertura da o 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, a ABAV 2005, a implantação de um circuito integrado de turismo dos municípios da Costa do Sol. O assunto foi levantado durante o encontro de Riverton com os prefeitos de Quissamã, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, no estande da Costa do Sol, dividido entre os quatro municípios.

De acordo com Riverton, a idéia é unir os atrativos naturais e históricos dos quatro municípios, criando assim um pacote único de viagens. O primeiro passo para o projeto entrar em prática será o inventário turístico de cada um – o de Macaé já está sendo feito pela Empresa Municipal de Turismo (Macaé Tur).

- Os quatro tem opções diferenciadas, o que pode render um pacote com opções bem variadas para o turista. Em Macaé, temos ótimos atrativos, como o Arquipélago de Santana e a região serrana. O turismo de negócios já está consolidado, temos uma excelente rede hoteleira. Nossa intenção agora é incentiva o turismo de lazer, comentou o prefeito.

De acordo com o presidente da Macaé Tur, Paulo Longobardi, quando o inventário dos quatro municípios estiver pronto, será feito um diagnóstico estruturado para captar parceiros. “Queremos atrair bancos operadores de turismo, que podem vender bem nossos roteiros. O potencial da Costa do Sol é enorme: temos desde praias, rios e cachoeiras até um rico patrimônio histórico”, afirmou.

Também presente no encontro, o deputado estadual Glauco Lopes (PSDB), presidente da Comissão de Turismo da Alerj, apoiou o projeto. “Sempre defendo a integração regional. Isso é fundamental para o fortalecimento de um produto. A união da Costa do Sol dá mais força à região e divulga melhor o produto”, comentou. O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (PMDB) lembrou que, quando ele e o prefeito de Macaé eram presidentes da Câmara de Vereadores, chegaram a conversar sobre a integração dos municípios para o turismo “Agora vamos por a idéia em prática”, disse.

O prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, também acredita na união dos municípios. “Estamos começando a capacitar a nossa mão-de-obra para atender bem o turismo, indústria que gera emprego, renda e desenvolvimento. Temos atrações maravilhosas, como o Parque Nacional de Jurubatiba, que vai estar aberto a visitação assim que terminar o Plano de Manejo do Ibama”, comentou.

União é defendida por ministro e pelo presidente Lula – O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, demonstrou em seu discurso na solenidade de abertura da Abav que concorda com a estratégia da Costa do Sol. Em seu discurso, ele defendeu a criação de novos destinos turísticos no país, estimulando a diversificação. A governadora Rosinha Matheus, também concorda com a idéia. Em seu pronunciamento, ela afirmou que o estado tem muitas novas opções em diversas regiões que devem ser exploradas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu o turismo como uma das prioridades de seu governo. Segundo ele, mais de quatro milhões de estrangeiros estiveram no Brasil em 2004 , número 26,7% em relação a 2002. “Até agosto deste ano, o turismo já gerou US$ 2 bilhões para o país”, disse o presidente, citando as parcerias feitas no setor entre iniciva privada, governo federal, estados e municípios. “Para desenvolver o setor, elaboramos o Plano Nacional de Turismo, feito para valorizar a diversidade turística do Brasil, que possui 119 pólos com potencial de desenvolvimento”, afirmou.

Abav – O 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, a ABAV 2005, é considerado o maior evento de turismo das Américas. A feira será realizada até domingo (30), quando 20 mil visitantes devem passar pelo Riocentro, no Rio. No final de semana, dias 29 e 30, o pavilhão dos destinos turísticos, onde está inserido o estande de Macaé com os outros três municípios da Costa do Sol, estará aberto a visitação pública.

A visitação será exclusiva ao pavilhão onde as secretarias de turismo de cidades e estados brasileiros e representações de destinações turísticas de outros países vão expor seus circuitos turísticos. O ingresso custará R$ 10,00. Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estão representados na ABAV 2005.

O estande da Costa do Sol está sendo visitado por operadores de turismo de 22 países, que vieram ao Rio para conhecer os produtos turísticos elaborados por operadores brasileiros especializados no recebimento de turistas estrangeiros. A idéia é estreitar o relacionamento entre operadores de receptivo nacionais, que buscam vender seus produtos, e operadores estrangeiros, interessados em comercializar os destinos brasileiros no exterior. s empresários estrangeiros participam do workshop Brazil Today Destination (BTD), uma das atividades do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens.

Cerca de 80 diferentes operadores estrangeiros de oito países das Américas, 12 da Europa, além da Rússia e Austrália estão conhecendo as potencialidades turísticas da região. Cerca de 4,8 mil agentes de viagens de todos os estados brasileiros e de 15 países do Exterior que participam da Feira das Américas poderão conhecer o Circuito Integrado de Turismo da Costa do Sol.

Mais de 700 empresas expositoras entre companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cartões de crédito, locadoras de automóveis, seguros de viagem e destinos nacionais e internacionais apresentam seus produtos e serviços. E a expectativa é vender o Circuito Integrado de Turismo da Costa do Sol até para o Exterior, por meio das 33 delegações estrangeiras que participam do evento. A feira ocupa quatro pavilhões do Riocentro com até 51 mil metros quadrados de área cada.