Riverton reafirma intenção de parcerias com federação e estado

13/01/2005 18:29:46 - Jornalista:

Durante o 1º Encontro de Prefeitos e Secretários de Assistência Social realizado na quarta-feira, dia 12, na Confederação Nacional do Comércio, o prefeito de Macaé Riverton Mussi voltou a afirmar que pretende estabelecer parcerias com o governo estadual e federal.

“O principal motivo da minha vinda aqui é a de reafirmar que pretendemos firmar parcerias com o governo federal e estadual, integrando a federação, o estado e o município”, disse Riverton.

Foi o primeiro encontro do secretário estadual de Promoção Social, Fernando William, com os prefeitos eleitos em 2004 e os novos secretários da área social. William apresentou o modelo de políticas de assistência social desenvolvido no estado, proposto pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Para o secretário de Estado, o SUAS tem um sistema muito parecido com o SUS, que descentraliza as ações. No novo sistema, o estado repassa os recursos e coordena os trabalhos sociais, cabendo aos municípios a responsabilidade do desenvolvimento das ações.

De acordo com o secretário municipal de Promoção Social, Valdeci Brandão, o encontro, organizado pela Secretaria Estadual de Promoção Social, no centro do Rio de Janeiro, já gerou bons resultados.

“Vários cursos de capacitação profissional serão oferecidos pela Ação Social a partir de fevereiro, contemplando os trabalhadores da área de implantação e do atendimento das ações de assistência social dos municípios que mantêm convênio com o Programa de Atendimento Integral à Família (Paif)”, esclareceu Brandão.