Robótica de Macaé será destaque na TV Futura

02/10/2017 13:31:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Equipe de produção gravou no Colégio Municipal Eda Daflon

A robótica de Macaé será destaque no programa Turma da Robótica da TV Futura. A equipe de produção esteve em Macaé, na última sexta-feira (29), para conhecer o trabalho do programa #inovareaprender, que será exibido no primeiro trimestre de 2018. A rede municipal se destaca no país por participações em olimpíadas e torneios de robótica.

Macaé foi escolhida pela equipe de produtores por se destacar na programação, aplicação e função pedagógica da robótica e se evidenciar no Torneio de Robótica First Lego League, realizado em março, em Brasília. Durante o torneio, a produção da TV avaliou as equipes integrantes e reconheceu o potencial do programa #inovareaprender por trabalhar com avanços e inovações referente à robótica e melhor aplicar o conceito de robôs.

Diante de trabalhos que envolvem inovação, tecnologia e ciência, a gravação do programa apresentará o dia a dia dos alunos, além do projeto Insecdroid do Colégio Municipal Eda Daflon, revelado na First Lego League, com protótipos que atuam na prevenção da dengue e avaliação da área nas proximidades da escola, que pode receber o protótipo que identifica possíveis focos do mosquito aedes. O projeto, conduzido pela professora Gilmara Santos e os técnicos Thiago Rangel (Ensino Médio) e Thalles Braga (universitário de Engenharia Mecânica), conta com o trabalho de alunos na faixa de 11 a 14 anos. Entre eles estão Helena Nunes, 13 anos, Kauã Evandro Soares, de 13 anos e Jorge Amado de Oliveira, 14 anos.

A visita da equipe deixou alunos em clima de animação. Entre eles estavam Mateus Alves, Paulo Victor Carvalho e João Pedro dos Santos elogiaram o trabalho da robótica nas escolas. "Gostamos muito da robótica. Melhorei muito. Aprendi várias coisas de programação. Fiquei mais concentrado e minhas notas aumentaram. Além disso, fiz bastante amizades. Não me vejo longe deste programa", conta João Pedro, que estuda no Eda Daflon.

Cidade Universitária

Outro destaque do programa será o laboratório "#inovareaprender" do Núcleo Municipal de Robótica, espaço que foi reformulado e funciona na Cidade Universitária. No local, em que são reforçadas as estratégias junto aos alunos do 4º ano ao Ensino Médio, é realizado atendimento específico aos alunos e universitários, realização de cursos, oficinas, programação, experiências com protótipos e pesquisas. O Lab#inovaraprender recebe estudantes de 11 escolas municipais. Eles se dividem em estações, que integram diretamente 1.500 estudantes do 4º ano ao Ensino Médio, diretamente. Além disso, cerca 5 mil alunos participam indiretamente de outras atividades com os robôs.

Durante a visita da equipe da TV, o local contou com a integração de alguns alunos e monitores dos Colégios Municipais Maria Isabel Damasceno Simão, Ancyra Gonçalves Pimentel e Natálio Salvador Antunes, que apresentaram as experiências vivenciadas nas aulas de robótica, com foco para estratégias e soluções para a comunidade. Com a atuação de 56 universitários e da responsável pela robótica na rede municipal, Luemy Ávila, o laboratório, que se tornou point da robótica, apresentou os trabalhos diversificados voltados para a inovação. Animado, o universitário Thales Braga, que também já estudou no Colégio Municipal Eda Daflon observa que o programa é uma experiência ímpar. "É maravilhosa esta integração", conta o aluno de Engenharia Mecânica do campus/Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Luemy Ávila afirma que foi uma grata surpresa o trabalho do #inovareaprender ser escolhido para ser apresentado na TV Futura. "O reconhecimento é fruto de muito trabalho, empenho e dedicação dos alunos, universitários e toda equipe", ressalta.

A Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás, por meio do “Escola em Ação”, ZOOM Education for Life, Senai, Sesi, Confederação Nacional da Indústria e das empresas, Renavi e Subsea7. Na lista também estão os polos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé) e Universidade Federal Fluminense(UFF)/Polo Macaé e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), além do apoio dos alunos da Universidade Estácio de Sá e Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.

Turma da Robótica

O programa Turma da Robótica viaja pelo país em busca de alunos e professores que são destaques no assunto. Eles compartilham com o espectador as alegrias em aprender e ensinar robótica, mostram como a matéria deixa as aulas mais interessantes e exibem que saber montar e programar um robô pode mudar a vida de cada um, reforçando sentimentos de trabalho em equipe e de amizade. O programa é exibido às quintas às 20h30h e bos seguintes horários alternativos: sexta, às 0h30 e 14h; aos sábados, às 9h30; as segundas, às 7h30; além de segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, à 1h15 e 10h45.


Fotos Relacionadas