Robótica: Macaé vai a Brasília competir em etapa nacional

15/03/2017 10:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Alunos do Eda Daflon se destacam em projetos de inovação tecnológica

Macaé contará com representantes na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League. A etapa que será realizada em Brasília nos dias 17,18 e 19 de março terá a participação dos alunos da escola municipal Eda Daflon (Imbetiba). Os estudantes se destacam como representantes da região na ida a um dos maiores eventos de robótica do país.

A ida para Brasília foi assegurada em dezembro na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), na Cidade Universitária. Os representantes da escola Eda Daflon foram destaques com a terceira colocação na etapa regional do torneio.

Os "Robóticos Daflon" apresentaram o projeto "Insecdroid", pesquisa de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que apresenta o protótipo da semente da planta crotalária na identificação da larva do mosquito.

Na competição nacional, diante do tema "Animal Allies" (aliados dos animais), alunos na faixa de 9 a 16 anos vão apresentar projetos, que estimulam a criação de soluções para o melhor convívio entre seres humanos e animais. As melhores equipes poderão chegar às etapas internacionais de robótica.

Robótica em Macaé - Os estudantes da rede municipal que participam do programa #inovareaprender já estão se dedicando pra valer aos trabalhos, que envolvem inovação, tecnologia e ciência. Eles atuam nas estações de trabalho que são subdivididas em escolas da área central, bairros e Serra.

De acordo com a responsável pela robótica, Luemy Ávila, a rede municipal está alcançando resultados positivos. "Temos muitas conquistas pela frente. O bom resultado de Macaé é fruto de muito trabalho e luta. Estamos conseguindo formar autores de novas tecnologias. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem tecnológico significativo", destaca.

Em Macaé, a Iniciação à Robótica é uma parceria com a Odebrecht Óleo e Gás por meio do "Escola em Ação", polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), Universidade Federal Fluminense/Polo Macaé e Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS junto ao programa #Inovareaprender, da Secretaria de Educação. Cerca de 60 alunos do 4º ano ao Ensino Médio fazem parte do programa, que conta com o Núcleo Municipal de Robótica, espaço que funciona na Cidade Universitária. O local realiza atendimento específico aos alunos e universitários, realização de cursos, oficinas e experiências com protótipos e pesquisas.


Fotos Relacionadas