Saeb é aplicada com programação especial

04/12/2021 14:53:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Na sexta-feira (3), o Ciep Municipalizado Leonel de Moura realizou a prova para os alunos dos 5º e 9º ano

A aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2021) se estende até sexta-feira (10) e está movimentando os espaços escolares. Nesta sexta-feira (3), o Ciep Municipalizado Leonel de Moura (Barra) realizou a prova para os alunos dos 5º e 9º ano. Além de café da manhã, sorteio de brindes e reunião de sensibilização, os 177 estudantes do 9º ano fizeram parte de uma cerimônia de despedida com homenagens e entregas de certificados. Toda a programação seguiu protocolos sanitários e foi marcada por emoção e alegria dos participantes.

Na ocasião, oito alunos da escola que foram aprovados para o processo seletivo do Colégio Aplicação (Cap) também foram homenageados. Durante a iniciativa, diretores, professores e toda equipe gestora também foram lembrados de maneira especial em função da atuação durante a pandemia.

Os aprovados do CAp confirmaram que o “Saeb foi tranquilo” e comemoraram o futuro ingresso no colégio. São eles: Ana Clara Ribeiro (3 º lugar), Nicole Carmelino (14º), Thainá Mattos (17º), Fellipy Oliveira (25º), Gabriel Willemen (39º), Luiz Felipe Willemen (42º), Kaylany Klen (63º) e Taynan Dias (66º). Eles compartilharam do mesmo sentimento, de que estudar no Leonel fez a diferença. “Os professores nos ajudaram e incentivaram muito. Estamos felizes”, relataram.

Presente, a Secretária de Educação, Eliane de Araújo, se emocionou ao rever os alunos. “É muito bom ver este 9º ano, todos vocês já são vencedores. Vocês terão uma vida com conquistas e desafios. Não esqueçam que a vida de vocês, os estudos e a família são muito importantes. Fiquei 12 anos nesta escola, muitos eu vi crianças, fiz questão de lutar pela Educação Infantil para acompanhar toda a sequência de estudos do aluno. Esta escola é uma mistura de alegria e conquistas”, ressalta.

A diretora da unidade, Rafaela Silva, agradeceu a dedicação durante toda esta pandemia "Temos mil alunos, da Educação Infantil ao 9º ano, e vemos hoje alguns indo para o CAp e o Senai. Parabenizo a todos nossos profissionais e a nossa ex-diretora Eliane, que tanto lutou por nosso Ciep”, comenta.

Para a aplicação do Saeb, algumas escolas realizaram avaliações internas, sensibilização dos pais e responsáveis através de reuniões e informes em redes sociais das escolas, além de trabalho de busca dos alunos que estudam no ensino remoto para reafirmar a importância do Saeb. Outras atividades são o lançamento do concurso de slogan “Seja um aluno Top 21", intervenções especiais quanto aos conteúdos e aplicação de testes externos e ações do Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM). A finalidade é alcançar a taxa de participação de, pelo menos, 80% dos estudantes matriculados na etapa de ensino avaliada, conforme dados declarados pela escola ao Censo da Educação Básica-2021.


Fotos Relacionadas