Sana terá operação conjunta no feriadão

21/04/2005 11:53:27 - Jornalista: Eduardo Lemos

Paraíso ecológico da região serrana de Macaé, o distrito do Sana vai receber neste feriadão uma série de ações para conter abusos de turistas. Além da regras já impostas de limite de 400 pessoas por dia às cachoeiras, a fiscalização de Posturas da prefeitura e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai proibir a atuação de ambulantes em vias púbicas. A fiscalização também estará de olho nos abusos por parte dos carros de som e estabelecimentos comerciais.

A partir das duas horas da manhã, só será permitida a execução de som acústico.

A norma é uma estratégia de adequação gradativa às normas que regulam a Área de Proteção Ambiental do Sana. Estas operações serão apoiadas por um efetivo da Polícia Militar que permanecerá no Distrito durante o feriado. As ações, que começam nesta quinta-feira, dia 21, foram preparadas depois de reuniões com a comunidade e com o Conselho Gestor da APA do Sana.

À Guarda Municipal e à Secretaria de Trânsito caberão, além do apoio ao Portal e às demais operações, proibir o estacionamento de veículos na Praça Principal a partir das 18 horas, garantindo o fluxo de trânsito e evitando a aglomeração de carros de som naquele local.

Além do controle no acesso às cachoeiras no Vale do Peito do Pombo com apoio do Batalhão da Polícia Florestal, do Corpo de Bombeiros e de Guarda Vidas municipais, a Guarda Municipal estará, juntamente com monitores ambientais voluntários, realizando um trabalho preventivo junto ao Portal com cadastramento dos visitantes e prestação de informações turísticas e ambientais, procedimentos que já foram adotados no feriadão da Semana Santa.

Em recente reunião com toda a comunidade, o Prefeito Riverton anunciou a execução de uma série de obras no Sana, além de uma presença cada vez maior do poder público no Distrito que vem aceitando bem todas as medidas que estão sendo tomadas para disciplinar o turismo no local.